Devocional Diário

“Eu odeio o divórcio”, diz o Senhor, o Deus de Israel”. - Malaquias 2:16

Por que Deus Odeia o Divórcio?

Deus não poderia ter sido mais claro – Ele odeia o divórcio. A Escritura enumera três razões específicas pelas quais Ele se sente dessa maneira.

Primeiro, o divórcio muitas vezes surge de um adultério, uma total violação das obrigações conjugais. Deus chama isso de “acordo matrimonial” com a esposa (Malaquias 2:14-16). Em segundo lugar, divórcio trata a sagrada instituição do casamento com desprezo, como o casal não teve em conta o compromisso da aliança que fizeram diante de Deus (v. 15).

Mas talvez o maior motivo de Deus para odiar o divórcio é o estrago que ele traz para as crianças. A Escritura refere-se a “descendência piedosa”, mas é difícil ter isso com os crianças de um divórcio. Por que isso? Porque essas crianças viram o relacionamento humano mais sagrado banalizado e destruído. Elas foram desiludidas. E o que as crianças fazem quando estão desiludidas? Tornam-se confusas e irritadas e muitas vezes culpam a Deus, e mais triste de tudo, às vezes eles se culpam.

Deus odeia o divórcio por toda a dor desnecessária que ele causa. Mas Deus ama o divorciado e oferece o Seu perdão e amor. Deus odeia o divórcio pelo mesmo motivo que os envolvidos nessa separação também o odeiam. Ele quer nos poupar da dor e quer que conheçamos a alegria do casamento.

 

Imprimir