OLHANDO SOB A SUPERFÍCIE

22 de Fevereiro de 2024

Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na inutilidade dos seus pensamentos. Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento do seu coração.”

Efésios 4:17-18

Há cerca de 10 anos compramos uma casa antiga em um terreno.

Sabíamos que ela precisava de muito trabalho, mas tínhamos esperança de que a maior parte do trabalho seria estético – pintura nova, pisos novos, superfícies novas. Quando se reforma uma casa, especialmente uma mais antiga, não se tem ideia do que se pode encontrar. Enquanto o empreiteiro trabalhava no chuveiro do banheiro principal, ele me chamou para ver o que havia encontrado. Sob o chuveiro, as vigas da fundação estavam tão podres que pareciam massa de vidraceiro. Você podia literalmente separar as vigas da fundação com as mãos. Ele disse que era apenas uma questão de tempo até que um de nós caísse no porão escuro enquanto tomava banho.

Há muitas situações que eu jamais gostaria ter que passar, porém na minha lista, próximo ao topo, está a situação de estar nu e cair no porão de uma casa! Imagine o que seria estar “nu e com medo”!

Efésios 4 nos pede para puxar o assoalho de nosso coração e examinar o que está sob a superfície. Muitas vezes, nosso foco está nas coisas externas e aparência que as pessoas veem, mas Deus quer trabalhar em nós sob a superfície e quer nos convidar a retirar as camadas para que possamos ver onde realmente precisamos do evangelho para criar algo novo em nós.

Na referência bíblica de hoje, Paulo está tentando nos dizer algo muito importante. Se você é um seguidor de Jesus Cristo, sua vida deve ser diferente do resto do mundo. É um chamado para ser distinto.

Quando pensamos em viver de forma diferente, nossa mente naturalmente gravita em torno das coisas que fazemos e que as outras pessoas veem, como os aspectos externos da vida. Começamos a fazer listas das coisas que os bons cristãos fazem ou deixam de fazer.

Mas Paulo está preocupado com questões mais profundas. Se você prestar atenção apenas ao exterior, não entenderá o ponto.

A justiça própria se concentra na aparência externa. A justiça orientada pelo Evangelho se concentra no que está acontecendo sob a superfície e nos bastidores. As questões que precisam ser tratadas são questões do coração.

As coisas que precisam ser redimidas, reconciliadas e limpas não são coisas que podemos limpar apenas por meio de bom comportamento e autodisciplina, são os pensamentos e as intenções ocultas do coração que estão sob a superfície.

Devemos nos perguntar: “Estou permitindo que o Senhor faça Seu trabalho em meu coração? Estou permitindo que Ele me renove de dentro para fora, tornando-me mais semelhante a Cristo?”

Extraído de um sermão de George Wright, Pastor Sênior, Igreja Batista de Shades Mountain, Birmingham, AL

QUER OUTRA PERSPECTIVA?

Leia “What’s On the Inside?” (O que há por dentro?) por Bryant Wright