“Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.” – 2 Coríntios 5:18-19
Afinal de contas, o que Deus está fazendo?
Você já fez essa pergunta? Aposto que houve momentos de frustração em sua vida quando você se perguntou exatamente o que o Senhor estava fazendo. Não posso lhe dar uma resposta específica para cada situação em particular, mas posso lhe mostrar o quadro MAIS AMPLO do que Deus está fazendo. Muitas vezes ficamos tão focados em tentar descobrir os detalhes da vida que perdemos nosso contexto maior.
É como andar pelas ruas de uma cidade e depois ver essa mesma cidade do céu, a 30.000 de altura. Ver o panorama geral do que está acontecendo ao seu redor lhe dá uma nova perspectiva de onde você está.
Paulo diminui o zoom e nos lembra do grande mais amplo do que Deus está fazendo no mundo, “Deus está reconciliando o mundo Consigo mesmo, em Cristo”.
O que exatamente isso significa? O pecado da humanidade causa uma ruptura em nosso relacionamento com nosso Pai Celestial. Por meio da vida, morte e ressurreição de Jesus, Deus Pai nos oferece a oportunidade de sermos restaurados a um relacionamento correto com Ele. Alguns aceitarão este convite e outros o rejeitarão. Aqueles que recebem a Cristo experimentam uma mudança completa em seu relacionamento com Ele. Onde antes havia inimizade, agora há harmonia. A reconciliação é verdadeiramente um ato surpreendente da misericórdia, graça e perdão de Jesus.
Reflita sobre várias implicações práticas de como essa reconciliação deve moldar sua vida cotidiana:
● Adoração – Os destinatários da reconciliação respondem com louvores sinceros.
● Relacionamentos – Aqueles que experimentaram genuinamente a reconciliação com Deus buscam harmonia e reconciliação com seus semelhantes. Como poderíamos fazer menos do que isso?
● Propósito – Somos convidados a fazer parte do que Deus está fazendo. Paulo diz que recebemos um “ministério” e uma “mensagem de reconciliação” (vs. 18,19). Isso não é apenas para aqueles que são ordenados ou trabalham para uma igreja. Cada um de nós é chamado a proclamar a reconciliação em palavras e ações.
● Esperança – Deus não apenas criou o mundo e se afastou. Ele não está dormindo no volante. Mesmo em um ano louco como foi 2020, Ele ainda está oferecendo ativamente reconciliação ao homem pecador e guiando toda a história de acordo com Seu plano soberano.
Estar atento ao grande quadro do que Deus está fazendo no mundo pode ajudar a sustentá-lo quando não estiver claro o que Ele está fazendo em sua vida. Coragem! Muita coisa pode não fazer sentido agora, mas se você foi reconciliado com Deus, você tem uma razão para adorar, um propósito pelo qual viver e uma base para manter a esperança.
Faça a si mesmo essas perguntas:
Você realmente foi reconciliado com Deus através de Jesus?
Existe alguém em sua vida com quem você atualmente precisa buscar reconciliação?
Como você poderia desempenhar um papel mais ativo no ministério e na mensagem de reconciliação?
Escrito por Jonathan Munson, Diretor Executivo, Direto do Coração