Fiel até o dia em que você morrer

1 de Julho de 2022

“Agora estou prestes a ir pelo caminho de toda a terra. Vocês sabem, lá no fundo do coração e da alma, que nenhuma das boas promessas que o Senhor, o seu Deus, lhes fez deixou de cumprir-se. Todas se cumpriram; nenhuma delas falhou.”  Josué 23:14

Estou indo ao banheiro para ler.”

Estas são as últimas palavras relatadas de Elvis Presley.

Sem querer desrespeitar o rei do rock n’ roll, espero que minhas últimas palavras na terra sejam muito mais profundas e não mencionem uma função fisiológica.

Prefiro que minhas últimas palavras, como as de Josué, sejam um testemunho retumbante da fidelidade do Senhor.

Tecnicamente, essas não são as últimas palavras de Josué, mas estão próximas. Ele entende que está prestes a morrer e “seguir o caminho de toda a terra”. Sabendo que a morte é iminente, Josué reúne os líderes de Israel e compartilha uma mensagem repleta de sabedoria e advertências. (Josué 23:1-16)

Josué quer deixar uma coisa bem clara em seu discurso de despedida: o Senhor tem sido fiel às Suas promessas.

Francamente, uma coisa é proclamar a fidelidade do Senhor quando jovem, quando você ainda não experimentou todos os desafios da vida. Mas outra coisa é ainda proclamar Sua fidelidade quando você está velho e grisalho, a poucos metros da porta da morte.

Aqui, no final da vida de Josué, a fidelidade do Senhor não é um conceito abstrato e sem comprovação, mas uma realidade pessoal testada e vivida pelo tempo. Sua mente está inundada com memórias de casos específicos de como o Senhor interveio repetidamente.

Não é que 75% de Suas promessas tenham sido comprovadas sendo verdadeiras; 100% delas se mostraram verdadeiras. O Senhor nunca permitiu que uma única promessa caísse descuidadamente entre as rachaduras, deixando de cumprir Sua palavra.

E aqui estão as boas notícias para nós neste ano:

O Senhor não esqueceu como ser fiel.

Assim como o Senhor foi fiel a Josué, Ele será fiel a nós. Suas promessas são tão confiáveis hoje como eram antigamente.

Mesmo muitos anos depois dos dias de Josué, o apóstolo Paulo afirma: “Fiel é Deus, que vos chamou à comunhão de seu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor” (1 Coríntios 1:9).

Pense nisso: Jesus suportou a agonia do Calvário para nos levar a um relacionamento correto com nosso Pai Celestial. Você realmente acha que Jesus passou por tudo isso apenas para se mostrar inconstante, não confiável e incapaz de cumprir Suas promessas àqueles que reconciliou?

De – maneira – nenhuma!

No entanto, se eu for sincero, eu também questiono a fidelidade do Senhor.

Mas, para ser claro, não é que eu realmente questione se o Senhor é fiel ou não. Eu questiono se Ele será fiel a mim.

Em outras palavras, não tenho nenhum problema em acreditar na fidelidade do Senhor em um nível geral, mas às vezes me esforço para acreditar em Sua fidelidade em um nível pessoal.

Muitas vezes, quando estamos no meio de uma época particularmente estressante, cheia de um problema após o outro, Sua fidelidade se torna difícil de ver. E durante esses tempos, é fácil se perguntar se o Senhor pode estar renegando Suas promessas.

Mas sabemos que voltar atrás em Suas promessas não faz parte da natureza de Deus.

Olhando para o que abordamos, não há dúvida de que Josué, assim como nós, não estava isento de enfrentar adversidades significativas. (Pense nas inúmeras batalhas que ele lutou ao conquistar a Terra Prometida.)

No entanto, vimos que quando sua vida estava chegando ao fim, Josué concluiu de todo o coração que o Senhor não era apenas fiel algumas vezes… Ele era fiel o tempo todo.

Não importa o que você está enfrentando hoje, continue apegado às Suas promessas.

E um dia você vai olhar para trás em sua vida e declarar exatamente como Josué fez: “O Senhor tem sido fiel às Suas promessas.

Escrito por Jonathan Munson, Diretor Executivo, Direto do Coração