Devocional Diário

E ele foi. Quando chegou à porta da cidade, encontrou uma viúva que estava colhendo gravetos. Ele a chamou e perguntou: 'Pode me trazer um pouco d’água numa jarra para eu beber? ' Enquanto ela ia indo buscar água, ele gritou: "Por favor, traga também um pedaço de pão". 'Juro pelo nome do Senhor, o teu Deus', ela respondeu, 'não tenho nenhum pedaço de pão; só um punhado de farinha num jarro e um pouco de azeite numa botija. Estou colhendo uns dois gravetos para levar para casa e preparar uma refeição para mim e para o meu filho, para que a comamos e depois morramos.' Elias, porém, lhe disse: 'Não tenha medo. Vá para casa e faça o que disse. Mas primeiro faça um pequeno bolo com o que você tem e traga para mim, e depois faça algo para você e para o seu filho. Pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra'. - 1 Reis 17:10-14

ELIAS E A VIÚVA

As Escrituras de hoje falam sobre uma história de obediência, fé e provisão. Existe uma história que você precisa saber. Por causa da coragem dele em dizer a verdade, Elias tinha se tornado um homem muito mal visto em Israel. Então, Deus enviou-lhe embora para um deserto para um tempo de descanso e de prova. Ele o levou para um lugar perto de riacho onde Deus conheceu a necessidade física dele. Pássaros traziam a comida de Elias todos os dias, e o riacho provia-lhe água.

Depois de tempo, no entanto, o riacho secou porque não chovia. Como você pode imaginar, Elias estava um pouco surpreso e provavelmente pensou: “Tudo bem, Deus, o que eu faço agora?” E preciso de água para sobreviver! (Agora, lembre, Deus nem sempre satisfaz as nossas necessidades para amanhã, hoje. Ele sempre satisfaz nossas necessidades para amanhã, amanhã. Então, Deus disse a Elias para ir a um lugar específico onde ele encontraria comida e água.

Ele foi a um portão e achou uma mulher recolhendo gravetos e perguntou se ela lhe conseguiria água. Ela imediatamente foi pegar-lhe a água quando ele acrescentou, “Enquanto você faz isso, por favor traga-me um pedaço de pão…” Tendo em vista a situação desta pobre mulher, ela poderia ter pensado, “A audácia desse homem!” Mas ela disse-lhe que estava no processo de preparação o que era pra ser a última refeição para ela e seu filho, e então não haveria mais nada e eles morreriam. Ela viveu na pobreza. Ela era uma mãe solteira. Viúva não é algo novo. Mulheres têm criado famílias sozinhas e em situação de pobreza por séculos. Porém ela confiou em Deus e deu tudo o que ela tinha para o homem de Deus – e Deus a abençoou multiplicando a comida do seu armário de modo que ela e seu filho nunca iriam ficar sem por causa disto.  No processo, Ele continuou a abençoar Elias atendendo as suas necessidades físicas e materiais para que ele sobrevivesse.

Esta história bíblica nos ensina o quanto Deus cuida de nós. Deus cuidou do profeta. Ele cuidou desta pobre mãe solteira. Ele cuida de todos nós. Nosso papel é colocar nossa confiança Nele e estar disposto a colocar a nossa fé em ação… para apenas ir e “preparar nosso pão”, então falar, fazer o melhor que nós podemos fazer hoje, e deixar o resto para Ele. Elias confiou em Deus e foi alimentado. A pobre mãe solteira confiou em Deus através de Elias e as necessidades dela foram atendidas. Quanto maior a necessidade, maior a benção. Confie Nele para atender as suas necessidades e Ele irá atender.

“Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês”. “Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”. Mateus 5:12-16

Imprimir