Devocional Diário

"Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam". - Deuteronômio 30:19

E Se?

Os entendidos de história gostam de jogar um joguinho chamado “História Alternativa”. Livros inteiros foram escritos explorando questões como: “E se o britânicos tivessem vencido a Guerra da Revolução?” Ou “E se os japoneses tivessem sido repelidos em Pearl Harbor?” Um dos meus favoritos: “E se os franceses não tivessem derrotado os muçulmanos em 732 AD?” Teríamos crescido em mesquitas ao invés de igrejas porque a Europa e, eventualmente, a América do Norte e do Sul teriam sido muçulmanos. Ao jogar este jogo, logo vejo como um evento aparentemente pequeno faz um efeito dominó em centenas de eventos subseqüentes, mudando o curso da história humana de forma dramática.

Pense nas consequências de alguns dos acontecimentos bíblicos. Quais teriam sido as consequências se Abraão tivesse confiado em Deus e não fosse o pai de Ismael através de sua empregada, e Isaque tivesse sido o seu verdadeiro primogênito? Não teria animosidade árabe/judaica. Será que a fé islâmica teria existido? Qual seria a atual situação política no Oriente Médio? Será que o 11 de setembro teria ocorrido?

Talvez possamos olhar para Harry Truman para a resposta de algumas destas questões. Quando lhe foi perguntado: “E se o Sul tivesse vencido a Guerra Civil”, ele respondeu secamente: “Eles não ganharam!” Ainda assim, é interessante refletir sobre as consequências a longo prazo da má utilização do homem de seu livre arbítrio. Esperemos que isso faça você parar e refletir sobre os efeitos a longo prazo de suas próprias decisões do dia-a-dia.

Imprimir