Evangelho do dia

O rei Salomão arregimentou trinta mil trabalhadores de todo o Israel. - 1 Reis 5:13

A Liderança de Salomão V: Organizar e Delegar

Salomão era um construtor. Por quê? Porque ele tinha capacidade de organização extraordinária. Ele tinha uma capacidade administrativa excepcional para ajudar a reunir boas pessoas ao seu redor e explicar claramente as suas responsabilidades individuais na realização da missão. Ele sabia como organizar. Ele sabia como delegar.

Olhe para a força de trabalho maciça que Salomão organizou. 1 Reis explica: Formou o rei Salomão uma leva de trabalhadores dentre todo o Israel, e se compunha de trinta mil homens. E os enviava ao Líbano alternadamente, dez mil por mês; um mês estavam no Líbano, e dois meses, cada um em sua casa; e Adonirão dirigia a leva. (5:13-14). Em outras palavras, ele tinha esses trabalhadores, provavelmente escravos, trabalhando quatro meses do ano. E, em seguida, durante oito meses, eles poderiam ficar e trabalhar como trabalhadores em fazendas privadas. Mas isso não é tudo. A Bíblia também descreve outros setores desta enorme força de trabalho. “Tinha também Salomão setenta mil que levavam as cargas e oitenta mil que talhavam pedra nas montanhas, afora os chefes-oficiais de Salomão, em número de três mil e trezentos, que dirigiam a obra e davam ordens ao povo que a executava.” (vv. 15-16). Centenas de milhares de pessoas foram envolvidas neste projeto extraordinário.

Salomão organizou todas essas várias empresas subcontratadas, mas todo mundo estava bem avisado sobre as suas próprias responsabilidades. Salomão deu o exemplo da necessidade de um líder para organizar e delegar.

 

 

Imprimir