“Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. Entristeçam-se, lamentem-se e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.”
Tiago 4:7-10
O resumo do mandamento nesses versículos é simples: Submetam-se a Deus.
“Submeter-se” significa “aceitar ou ceder a alguém superior ou à autoridade ou vontade de outro”. Quando nos submetemos a Deus, reconhecemos Sua autoridade sobre nós e nos entregamos a Ele voluntariamente.
É o que encontramos Jesus fazendo ao orar no jardim: “Pai, se for possível, afaste-se de mim este cálice. Mas não seja como eu quero, e sim como tu queres” (Mateus 26:39). Sabendo o que estava diante dEle, Jesus reconheceu que gostaria que a vontade de Deus fosse cumprida de outra forma – algo diferente da cruz. Mas, apesar desse desejo, Ele se submeteu à vontade de Deus. E, ao fazer isso, Ele não apenas realizou o que jamais poderíamos realizar por nós mesmos, mas também nos deixou um exemplo do que significa nos submetermos a Deus.
Você vê essa submissão no restante da passagem de Tiago? Como nos submetemos a Deus? Purificamos nosso coração porque é a vontade de Deus que sejamos santificados. Nós nos entristecemos por causa de nossos pecados porque é a vontade de Deus que nos tornemos semelhantes a Jesus. Nós nos humilhamos perante o Senhor porque é a vontade de Deus que Jesus receba toda a glória que Lhe é devida.
Mas o fato de nos submetermos a outra pessoa parece perigoso, não é? Quando realmente nos submetemos a outra pessoa, estamos nos colocando nas mãos dela. Nesse sentido, submeter-se é um ato de fé – acreditamos que aquele a quem estamos nos submetendo não nos prejudicará.
É por isso que, para nos submetermos alegremente a Deus, precisamos nos lembrar de algumas coisas. Coisas sobre quem Deus é.
Para nos submetermos a Deus com alegria, devemos nos lembrar de que:
Deus é amoroso.
Por que é importante que nos submetamos com alegria? Precisamos acreditar que Deus é amoroso, que Ele se importa conosco e que não se aproveitará de nós.
A menos que estejamos convencidos de que Deus nos ama, nossa submissão sempre será manchada com um pouco de “e se…”. O que Deus fará comigo? O que acontecerá no futuro? Deus realmente cuidará de mim?
Meu amigo, não há necessidade de se preocupar. Deus não deixou dúvidas quanto ao Seu amor:
“Mas Deus demonstra o seu próprio amor por nós nisto: Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8).
Deus é forte.
Não é suficiente acreditar que Deus é amoroso; também precisamos acreditar que Ele é forte. Pode haver muitas pessoas em nossa vida que nos amam e têm grande afeição por nós, mas que não têm nenhum poder real para fazer algo em nosso favor.
Mas com Deus não é assim. Deus não é apenas amoroso, Ele também é forte. Portanto, podemos nos submeter a Ele de bom grado, não apenas sabendo que Ele deseja o melhor para nós, mas também sabendo que Ele tem o poder de fazer isso acontecer.
Deus é sábio.
Aqui, encontramos a outra coisa em que devemos acreditar sobre Deus. Ele pode nos amar e ser forte o suficiente para fazer as coisas para o nosso bem, mas será que Ele é sábio o suficiente para saber o que nos fará bem?
Novamente, a resposta é “Sim”. Ele está sempre trabalhando para o nosso bem, mesmo que o caminho para esse bem seja doloroso.
Deus é amoroso, forte e sábio. E, por ser assim, não só nos é ordenado que nos submetamos a Ele, como também é tolice não o fazer.