“O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?”
Jeremias 17:9
Siga seu coração.
Essa é frequentemente uma das muitas mensagens promovidas em filmes e programas de televisão. A mensagem é a mesma, seja a Elsa em Frozen ou a Ariel em A Pequena Sereia. Faça o que te deixa mais feliz. Confie em seus desejos. Siga seu coração.
O que pode haver de errado nisso?
À primeira vista, isso pode parecer um bom conselho. Mas para o seguidor de Jesus, essas palavras merecem uma pausa para reflexão. Não estou dizendo para nunca assistir a um filme da Disney! Mas, como crentes, devemos usar o discernimento com as mensagens que recebemos.
Se formos honestos, sabemos que nossos corações nem sempre tomam boas decisões, não é mesmo? Aqui estão algumas escrituras a serem consideradas:
Jeremias 17:9 “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável.
Quem é capaz de compreendê-lo?”
Mateus 15:19 “Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.”
As Escrituras nos dão uma visão clara: Nosso coração está corrompido pelo pecado e não é confiável. Mesmo quando começamos com boas intenções, o pecado pode facilmente manipular nossos motivos. O livro de Provérbios chega a dizer: “O que confia no seu próprio coração é um tolo (Provérbios 28:26).” Não dá para ser muito mais claro do que isso!
A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas que seguiram seus próprios corações e não se saíram bem. O coração de Jonas lhe disse para fugir de Nínive. Ele acabou na barriga de um grande peixe. O coração do rei Davi lhe disse para perseguir uma senhora chamada Bate-Seba. Ele acabou cometendo adultério e assassinato. O coração do discípulo Judas desejava dinheiro. Ele traiu Jesus e acabou morrendo por suicídio.
A boa notícia é que a Bíblia nos incentiva a confiar e seguir Jesus em vez de confiar e seguir nosso coração. Ela nos diz que devemos confiar no Senhor de todo o nosso coração (Provérbios 3:5). Podemos confiar em Deus porque, como Hebreus nos diz, Jesus é o mesmo ontem, hoje e sempre (Hebreus 13:8).
Nosso coração muda constantemente, muitas vezes em um piscar de olhos. Mas a santidade de Deus é inabalável e digna de confiança. Quanto mais nos aproximarmos de Jesus e quanto mais tempo passarmos em Sua Palavra, mais os nossos desejos corresponderão aos Dele. Nosso coração começará a imitar o dele.
O mundo diz para seguirmos nosso coração. Faça o que o deixa feliz.
Jesus nos diz para morrermos para nós mesmos, para colocarmos Deus e os outros antes de nós mesmos. Os caminhos de Jesus sempre estarão em contraste com a cultura.
Siga Jesus, não seu coração – não importa o que diga uma música cativante da Disney!