Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deu.. - Mateus 5:9
Um pacificador é aquele que estende a mão para trazer reconciliação a relacionamentos quebrados. É uma pessoa que estende a mão corajosamente quando eles podem não ter bons resultados ao fazê-lo. Isso pode acontecer quando um conselheiro estende a mão a um marido e mulher que se dirigem ao divórcio, e ajuda a conciliar seu casamento conturbado. Ainda, paz pode não vir se os cônjuges separados não estão ambos dispostos a perdoar e renovar o compromisso de amar o respeito um ao outro.
Às vezes, a pacificação é muito perigosa. Pergunte a qualquer policial sobre as chamadas que eles mais temem… e a maioria diria que é chamadas de abuso doméstico. O oficial vem para o resgate do cônjuge sendo abusado e no processo, às vezes a pessoa abusada se volta contra o oficial. Restabelecimento da paz não é um exercício fácil. Há um grande risco por parte do pacificador. É por isso que a maioria das pessoas decide não se envolver.
Jesus é o pacificador suprema de toda a história. Ele veio para reconciliar o homem pecador, que tinha sido afastado da Santidade de Deus. No entanto, temos de estar dispostos a aceitar sua oferta de reconciliação – para mudar a nossa necessidade de se reconciliar com Deus e aceitar a oferta de Jesus. Quando assim fazemos, encontramos a paz com Deus. E quando temos paz com Deus, começamos a experimentar uma dupla bênção. Começamos a encontrar paz dentro. E quando começamos a experimentar a paz interior, nós queremos alcançar e procurar estar em paz com todos, seja onde for possível.
Depois do atentado contra sua vida, Papa John Paul II foi para a prisão onde estava preso o homem que atirou nele. Imagine, oferecendo-lhe o perdão a uma pessoa que tinha tentado matá-lo. Em vez de buscar vingança, ele escolheu perdoar e procurar estar em paz com aquele homem. Ele fez isso porque Jesus tinha perdoado os seus pecados e deu-lhe paz com Deus. Quando Cristo perdoou-lhe a paz, ele procurou fazer as pazes com o homem que tentou matá-lo! História incrível. Desde que Jesus veio para ser o pacificador supremo entre Deus e o homem, Ele espera que sejamos pacificadores. Quando vivemos assim, Jesus chama-nos “Filhos de Deus”. Em suma, tornamo-nos como ele.