Evangelho do dia

"Cada palavra de Deus é comprovadamente pura...Nada acrescente às palavras dele, do contrário, ele o repreenderá e mostrará que você é mentiroso". - Provérbios 30:5–6

Por que a Bíblia do Meu Vizinho é Mais Grossa do que a Minha?

Venha comigo até 2 Macabeus, capítulo 12. Você vai encontrá-lo como o último livro do Antigo Testamento. O quê? Você diz que não consegue encontrá-lo? Isso é provavelmente porque ele não está em sua Bíblia; você só pode encontrar 2 Macabeus nas Bíblias ortodoxas e católicas. Se os dois maiores grupos do cristianismo têm diferentes livros em suas Bíblias, qual Bíblia é a certa? Aqui está a história.

Durante a Reforma Protestante, o monge Católico Martinho Lutero clamou por uma a reforma teológica, moral e bíblica. Lutero chamou a igreja para voltar a usar apenas as Escrituras. Vários livros chamados apócrifos tinham sido adicionados ao Antigo Testamento. A Reforma procurou voltar para o Antigo Testamento original. Quando perguntei para nosso rabino do bairro sobre os apócrifos, ele disse: “O povo judeu vê os livros apócrifos como sagrados, mas não obrigatórios, e não no nível da Bíblia.”

Agora você entende por que os reformadores protestantes deixaram os livros apócrifos de fora da Bíblia que temos hoje. Não deixe que isto lhe deixe alarmado. Os apócrifos podem ser escritos sagrados para os judeus, mas não é a santa Palavra de Deus. Mas os trinta e nove livros do Antigo Testamento e vinte e sete livros do Novo Testamento são todos iguais nas Bíblias Protestantes, Católicas e Ortodoxas. Isto significa que a história de Jesus Cristo permanece idêntica, universal e eterna para todos.

Imprimir