3 COISAS QUE A CRUZ DEIXA CLARO

31 de Março de 2024

“De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios. Dificilmente haverá alguém que morra por um justo, embora pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores”.
Romanos 5:6-8

Você não sabe o quanto suas janelas estão sujas até que as limpe. A sujeira e a fuligem se acumulam pouco a pouco e, como isso acontece lentamente, é quase imperceptível. Mas então você limpa o vidro e olha através dele. Você fica impressionado com a nitidez da visão e não consegue imaginar como via algo através dele antes de ser limpo!

De maneira semelhante, a cruz de Jesus limpa as janelas da visão de nosso coração. Nas mensagens competitivas do mundo ao nosso redor, nossa visão fica tão obscurecida que talvez nem percebamos o quanto até vermos através das lentes da cruz.

Então, o que especificamente a cruz deixa claro? Pelo menos três coisas:

  1. A cruz traz clareza ao verdadeiro problema.

Estamos vivendo em uma época irônica. Nunca o mundo esteve tão convencido de que as pessoas são basicamente boas, mas nunca antes tantos se perguntaram o que há de errado com o mundo. A cruz traz clareza ao verdadeiro problema.

  • Então, qual é o verdadeiro problema?
  • A pobreza?
  • A falta de moradia?
  • A violência?
  • Desonestidade e falta de integridade?

Embora a resposta seja sim para todas essas coisas, o verdadeiro problema é o pecado. Não apenas os atos de pecado, mas o estado de pecado em que todos nós vivemos.

Nós – Somos – Quebrados.

Nosso mundo está quebrado. E vemos como estamos gravemente quebrados na cruz. A cruz nos mostra com total clareza o quão desesperadora é a situação – tão desesperadora, tão má, tão errada que o perfeito Filho de Deus teve que sofrer e morrer.

  1. A cruz traz clareza ao caráter de Deus.

Ao olharmos para o mundo e até mesmo para as circunstâncias de nossa própria vida, temos todos os tipos de perguntas sobre Deus. Onde Ele está? O que Ele está fazendo? Como Ele é? Fazemos essas perguntas não em um vácuo, mas em um cenário de tiroteios em escolas, câncer e violência global. Mas a cruz traz clareza sobre quem é Deus:

Vemos que Ele é um Deus de justiça, pois não está disposto a fazer concessões quanto à punição justa pelo pecado. Vemos que Deus está comprometido com o amor, pois não está disposto a permitir que a humanidade pecadora arque com o preço desse pecado. A cruz é a janela pela qual vemos o caráter de Deus ser demonstrado; é a estaca no chão pela qual podemos dizer: “Deus é assim”, independentemente do que as outras pessoas digam ou das circunstâncias que nos sobrevenham.

  1. A cruz traz clareza para o futuro.

A cruz não foi o fim. Não, meu amigo, nem perto disso. Jesus morreu, ressuscitou e está gloriosamente vivo hoje. Em Sua vida, nós temos vida. É a cruz e a ressurreição que nos mostram exatamente para onde estamos indo. Ou estamos indo para a ressurreição com Jesus, para reinar com Ele como perdoados, comprados com Seu sangue e co-herdeiros, ou estamos indo para a consequência final de nossa rebelião insidiosa.

Além disso, a cruz e a ressurreição nos mostram que a criação está se inclinando para o governo e o reinado reconhecidos de Jesus. Chegará um dia em que todo joelho se dobrará de fato e toda língua confessará o que o cristão já sabe: que Jesus Cristo é o Senhor ressuscitado de todos.

Esse é o futuro. Seu futuro, se você apenas acreditar.

Nesta época de Páscoa, Deus mais uma vez nos lembra que Ele nos deu a dádiva da clareza, não da confusão. Embora ainda possamos ter dúvidas sobre os dias em que vivemos, não há dúvidas sobre essas coisas.