“A oração de um justo é poderosa e eficaz.” Tiago 5:16
A paternidade não é para os fracos.
Os complexos desafios de ser pai de três crianças pequenas são implacáveis e, às vezes, esmagadores. Não me entenda mal. Amor, alegria e risos abundam na “vida do pai” também. Estes últimos dezesseis anos foram uma bela mistura de dificuldade e contentamento.
Mas não se enganem sobre isso, ser pai frequentemente expõe minha inadequação, falhas e pecaminosidade.
Quando sou engolfado pelas exigências exaustivas da paternidade e fico tristemente aquém pela enésima vez, posso correr para meu Pai Celestial ou para longe Dele. Eu tenho que escolher como vou responder:
- Eu posso me agarrar à ilusão de auto-suficiência, fingindo que posso lidar com as coisas sozinho.
- Eu posso prostrar-me de joelhos em oração, clamando por Sua força sobrenatural.
Veja, a oração demonstra dependência. A falta de oração é uma indicação de orgulho. A falta de oração indica que estou cheio de mim mesmo e não preciso da graça, orientação ou sabedoria de Deus.
Dizer que Tiago, o meio-irmão de Jesus, era um homem de oração é um eufemismo. Tiago passou tanto tempo de joelhos orando pela Igreja que foi apelidado de “Joelhos de Camelo”. Você provavelmente não viu os joelhos de um camelo recentemente, mas eles são extremamente calejados. Os camelos precisam se ajoelhar para permitir que uma pessoa suba nele, então, ao longo da vida, seus joelhos sofrem bastante.
Parece que Tiago era um guerreiro de oração que lutou suas batalhas sobre seus joelhos calejados, semelhantes a camelos.
Como os seus joelhos se parecem?
Ajoelhar-se é uma postura externa que exibe uma atitude interior de reverência, humildade e entrega. E a paternidade, se eu estiver prestando atenção, oferece amplas oportunidades para eu me ajoelhar.
Tiago nos assegura que cair de joelhos em oração não é um exercício de futilidade. A oração é “poderosa” e “eficaz”. Uma tradução diz: “nossas orações são uma força a ser considerada”.
Minhas orações raramente parecem uma força poderosa. Meus pensamentos muitas vezes saltam como uma bola de fliperama e, às vezes, até parece que minhas orações não chegam mais alto que o teto.
Mesmo assim, sigo em frente. Como pai, minha oração regular, mesmo minha débil tentativa, expressa minha confiança no Pai.
Você pode pensar consigo mesmo: Mas eu definitivamente não sou um homem justo. Como posso orar?
Isso é 100% correto. Por nós mesmos, nenhum de nós jamais será justo diante de um Deus santo. Somos feitos justos somente colocando nossa fé na vida, morte e ressurreição de Jesus (2 Coríntios 5:21).
Então, quando oramos, não estamos orando em nosso nome e força, mas no poderoso nome de Jesus.
Deixe-me sugerir uma oração simples, mas poderosa, que qualquer pai pode fazer das trincheiras da paternidade:
“Senhor Jesus, me ajude. Eu preciso do Senhor.”
Antes que este dia acabe, por que não cair de joelhos e tentar?
Live it out
Encontre um local tranquilo (um quarto, seu carro, do lado de fora da casa, etc.) para orar regularmente ao Senhor.
LEIA: Tiago 5:13-17. De que maneiras você é encorajado pelo versículo 17?