UM CONVITE À SANTIDADE

9 de Agosto de 2024

“Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância”.
1 Pedro 1:14

Esse versículo é o chamado à santidade.

Você se considera uma pessoa santa?

O que significa ser santo, afinal?

A palavra hebraica para “santo” significa literalmente “separado” ou “apartado”. Deus nos chama para sermos separados do resto do mundo. Isso não significa que devemos viver fora do mundo, em vez disso, devemos viver de uma maneira que agrade a Deus.

Sejamos claros: o chamado à santidade não é um chamado a uma vida entediante, monótona e cheia de aborrecimentos. É um convite para uma vida plena e vibrante que transborda com as boas novas do amor e da graça de Deus. A santidade é um chamado para sermos uma nova criação. Como uma nova criação, não somos escravos das coisas deste mundo que constantemente nos bombardeiam com promessas vazias, mas que não nos proporcionam contentamento e realização completos. A santidade é o chamado de um Pai amoroso que conhece os desejos mais profundos de nosso coração. Ele sabe que a única maneira de realmente encontrarmos contentamento e satisfação é quando nossa vida é construída com base em Seu plano.

Gosto muito de como C.S. Lewis ilustra esse mesmo ponto:

Se considerarmos as promessas descaradas de recompensa e a natureza surpreendente das recompensas prometidas nos Evangelhos, pareceria que Nosso Senhor considera os nossos desejos não demasiado fortes, mas demasiado fracos. Somos criaturas indiferentes, brincando com bebida, sexo e ambição quando a alegria infinita nos é oferecida, como uma criança ignorante que quer continuar fazendo tortas de lama em uma favela porque não consegue imaginar o que significa a oferta de passar férias no mar. Nos satisfazemos muito facilmente”.

O chamado para buscar a santidade não vem de um Deus que está negando prazer e alegria a você. Esse chamado vem de seu Pai celestial, que o criou, o ama e sabe o que satisfará os anseios mais profundos de sua alma.

Como podemos evitar nos contentar com as paixões de nossa “antiga ignorância” hoje? Como podemos nos colocar no caminho da santidade? Não retornando às coisas que costumávamos buscar para encontrar prazeres momentâneos. Porque, por meio do evangelho, recebemos algo muito maior! Recebemos um convite Daquele que realmente nos satisfará!

Você aceitará o convite Dele para a santidade?