SENHOR, TENHA MISERICÓRDIA – DE MIM!

24 de Março de 2024

Tem misericórdia de mim, ó Deus…”
Salmo 51:1

Como homem de meia-idade, estou por fora dos acrônimos de mensagens de texto.

LOL (laughing out loud, rir em voz alta) é a extensão do meu conhecimento.

Portanto, quando alguém recentemente me enviou uma mensagem de texto dizendo “LHM”, eu realmente não sabia como responder. Graças a Deus pelo Google. Acontece que LHM é um acrônimo para “Lord, Have Mercy” (Senhor, tenha misericórdia).

No mundo das mensagens de texto, LHM é uma gíria para a incredulidade em relação a algo muito bom ou muito ruim, como em “Não acredito que o quarto do meu filho adolescente está tão bagunçado. LHM“.

Mas no mundo bíblico, “Senhor, tem misericórdia” não é uma gíria. “Senhor, tem misericórdia” é uma expressão de necessidade, uma declaração de humildade.  Ela reconhece solenemente que estamos desesperados pelo que somente Deus pode dar, porque nunca superamos nossa necessidade de misericórdia.  Sim, “Senhor, tem misericórdia” é uma oração que não podemos fazer com frequência suficiente.

O que me leva ao Salmo 51.

Em inúmeras ocasiões, recorri a essa passagem para ajudar a articular meu próprio clamor por misericórdia.

O rei Davi escreveu essas palavras depois de ter errado e errado MUITO. Ele havia cobiçado Bate-Seba, engravidado a mulher e providenciado a morte do marido dela na tentativa de esconder seu pecado. Arriscando a própria vida, o profeta Natã, corajosa e astutamente, confrontou Davi sobre suas ações (2 Sam. 12:1-13).

Aqui, logo no início do Salmo, Davi é sincero. Não há desculpas ou racionalizações para seu comportamento, apenas um pedido honesto e sincero de misericórdia.

Então, o que é misericórdia, afinal?

De forma muito simples, misericórdia é não receber a punição que merecemos. Embora sejamos culpados, a misericórdia nos declara inocentes, e saímos do tribunal celestial livres de culpa. Nossos pecados são “apagados” não por causa de qualquer coisa que tenhamos feito, mas somente por causa do “amor infalível” e da “grande compaixão” do Senhor (Salmo 51:1). Veja bem, o Senhor é literalmente misericordioso, ou seja, “transborda de misericórdia”. Consequentemente, não precisamos coagir ou manipular a misericórdia Dele. Tudo o que temos de fazer é pedir.

Senhor, tem misericórdia.

Do meu ponto de vista, há três erros em potencial quando se trata de misericórdia:

Pedimos misericórdia sem buscar o arrependimento.

Davi não apenas pede misericórdia, mas também pede ao Senhor que “crie nele um coração puro e renove dentro dele um espírito inabalável” (Salmo 51:10). Nossas orações por misericórdia devem ser acompanhadas de um desejo de abandonar o pecado e seguir Jesus.

Achamos que estamos fora do alcance da misericórdia.

Não importa o que tenhamos feito, o que tenhamos dito ou o que tenhamos pensado, nada (e eu quero dizer nada) nos exclui da misericórdia de Jesus. A Bíblia está repleta de histórias de pessoas que pecaram terrivelmente e ainda assim receberam misericórdia. Deixe que a história de Davi o lembre de que você não pode “pecar” acima da misericórdia de Deus. Como diz o popular refrão de um cântico de adoração, “Nossos pecados são muitos, mas Sua misericórdia é maior“.

Deixamos de personalizar a misericórdia.

Muitos de nós entendemos a misericórdia com nossas mentes, mas não a permitimos em nossos corações. Vemos a misericórdia como nada mais do que um conceito teológico abstrato. É um tópico a ser discutido na igreja, mas não tem relevância para nossa vida cotidiana.

Se isso se parece com você, oro para que a oração de Davi se torne a sua oração. Que você veja a feiura de seu pecado, abandone-o e abrace a beleza de Sua misericórdia.

LHM.

LHM, de fato.

“Nosso Salvador se ajoelha e olha para os atos mais sombrios de nossa vida. Mas, em vez de recuar com horror, Ele estende a mão com bondade e diz: ‘Posso limpar isso, se você quiser’. E da bacia de Sua graça, Ele pega uma palma cheia de misericórdia e lava nosso pecado.”  Max Lucado