“Eu os expulsarei aos poucos, até que vocês sejam numerosos o suficiente para tomarem posse da terra.”
Êxodo 23:30
Alguém já disse: “As pessoas amam o resultado. Deus ama o processo”.
Há muita verdade nessa afirmação, não é mesmo?
Afinal de contas, os processos levam tempo. Os processos podem ser frustrantes e exaustivos. Se dependesse de mim, eu avançaria rapidamente pelo processo e chegaria ao resultado de uma maneira agradável, rápida e oportuna. Você sabe, como uma pipoca de micro-ondas. Dois minutos e “voilà!”, o processo está concluído e eu posso desfrutar de um saquinho quente e fumegante de uma delícia amanteigada.
Mas, em minha experiência, o Senhor raramente “esquenta” alguma coisa no micro-ondas. Embora tenha o poder de produzir instantaneamente qualquer resultado que deseje, Ele geralmente trabalha por meio de um processo lento e gradual.
Neste caso: os israelitas e a Terra Prometida.
Recém-saído do Egito, o Senhor convida Seu povo para um processo. Com Sua ajuda, eles tomariam posse da terra de Canaã “pouco a pouco“.
A Bíblia revela que esse processo não foi nada fácil. O livro de Josué nos informa que os israelitas “fizeram guerra contra todos os reis [cananeus] por muito tempo” (Josué 11:18). A maioria dos estudiosos estima que esse “longo tempo” foi um período de sete a oito anos de guerra contínua.
Esse é um processo de mais de 2.500 dias. (Nada parecido com um micro-ondas).
Pense nisso. Deus poderia ter destruído os cananeus com um estalar de dedos.
Mas não o fez.
Ele poderia ter levado os israelitas até o limite da terra e dito: “Eu já fiz todo o trabalho duro. Entrem e aproveitem!”
Mas não o fez.
Em vez disso, Ele deliberadamente cumpriu Seu plano por meio de um processo extenso e meticuloso.
Dia após dia.
Batalha por batalha.
Pouco a pouco.
Ele faz o mesmo com você e comigo.
Imagino que você esteja no meio de um ou dois processos neste momento. Eu sei que estou.
Talvez seja o processo incansável de ser pai ou mãe. Talvez seja um projeto no trabalho ou na igreja. Talvez seja uma situação financeira ou de relacionamento desafiadora.
Seja o que for, é fácil ficar desanimado, especialmente quando o processo não está indo da maneira que imaginamos ou avançando tão rápido quanto gostaríamos.
Gostaria de lembrar a você (e a mim mesmo) que o Senhor tem um propósito e um plano para o processo “pouco a pouco“. Afinal de contas, Ele sabe o que está fazendo.
Olhando para trás, para os israelitas, vemos pelo menos um propósito: crescimento.
O processo proporcionou o tempo necessário para que os israelitas “aumentassem” em população (versículo 30). Mais importante ainda, o processo foi um meio de aumentar a fé deles e de fortalecê-los espiritualmente.
Posso pensar em várias maneiras pelas quais o processo foi de enorme benefício espiritual.
O processo:
– Aprofundou a dependência deles no Senhor
– Aumentou a confiança deles em Sua provisão
– Demonstrou Seu poder em favor deles
– Refinou o caráter deles
– Revelou a sabedoria e o tempo Dele
Eu me pergunto se talvez, apenas talvez, o Senhor esteja usando o processo do “pouco a pouco” em sua vida para realizar algo semelhante em você.
Acho que Ele está.
Portanto, seja paciente. Não tente fazer o processo de micro-ondas. O Senhor do “pouco a pouco” sabe exatamente a combinação certa de ingredientes a serem incluídos – dor, vitórias, frustrações, alegrias, derrotas, etc. – para completar Seu propósito em você. – para completar o propósito Dele em você.
E lembre-se: você não está sozinho nesse processo.
Assim como Ele estava com Israel, Ele está lutando ao seu lado para Sua glória.
Acredite em mim quando digo que você pode confiar no Senhor do “pouco a pouco“.