“até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.”
Efésios 4:13-14
O assento Bumbo é o cadeirão moderno. Colocamos nossos filhos nesse assento na mesa de jantar para comer. É uma ótima invenção. Quando está sujo, basta lavá-lo na pia e ele está pronto para a próxima refeição. Mas, em algum momento, as crianças precisam sair do assento Bumbo e sentar-se à mesa. Seria cômico se você viesse jantar na minha casa e me encontrasse sentado no Bumbo com um babador, pedindo meu jantar! Todos nós sabemos que um adulto não deve comer como uma criança.
Nos versículos de hoje, Paulo incentiva a igreja a amadurecer em Cristo. Se formos à igreja apenas para consumir, não estaremos atingindo o objetivo. Podemos receber bons ensinamentos, mas não estamos crescendo em maturidade até usarmos o que aprendemos para o trabalho do ministério.
Qual é a evidência de maturidade e crescimento entre as pessoas da igreja? É o desejo de manter a unidade da fé para o bem da missão e, ao mesmo tempo, desenvolver a compreensão do que Deus fez por nós em Jesus. Como diz Paulo, isso é revelado à medida que os crentes crescem até a medida da estatura da plenitude de Cristo.
Essa realidade é frequentemente chamada de discipulado.
O que é discipulado?
O pastor Randy Pope o define bem:
“Discipulado – trabalhar na vida de alguns com a intenção de transmitir a própria vida, o evangelho e a palavra de Deus de forma a vê-los se tornarem seguidores maduros e equipados de Cristo, comprometidos a fazer o mesmo na vida de outros.”
O discipulado não se trata apenas de aprender mais informações e adquirir mais conhecimento. Trata-se de aumentar nosso conhecimento e compreensão da Palavra para que a maneira como vivemos se alinhe com o que a Palavra diz. Discipulado significa ser equipado por meio da Palavra de Deus para nos tornarmos mais semelhantes a Cristo na maneira como vivemos.
O discipulado tem a ver com fazer algo com aquilo que sabemos. Trata-se de aplicar a sabedoria e o conhecimento da Palavra de Deus para que cresçamos na fé e convidemos outros a fazer o mesmo.
O verdadeiro discipulado sempre afeta a maneira como vivemos.
Está na hora de sair do assento Bumbo ou você ainda não cresceu em sua fé?