REVERENTE EM UM MUNDO IRREVERENTE

6 de Junho de 2024

“Acaso vocês não me temem?”, pergunta o Senhor. Não tremem diante da minha presença?”
Jeremias 5:22

A frase “reverência a Deus” provavelmente não faz parte do seu vocabulário cotidiano. Ela soa estranha em nosso mundo moderno, como algo que os puritanos diriam nos anos 1600.

Mas o conceito de reverência está presente em toda a Bíblia. E embora possa parecer antiquado, a reverência ainda é muito relevante para nossa vida hoje. Portanto, é importante que entendamos corretamente o significado dessa frase.

Ter “reverência” ou “temor do Senhor” não significa que andamos por aí com medo de Deus como se Ele fosse um bicho-papão cósmico.

Aqui está um pouco do que isso significa:

Reverência significa que honramos o Senhor como o Criador e Mantenedor de todas as coisas e reconhecemos que Ele, e não nós, é o centro do universo. Ficamos maravilhados com Sua grandeza e nos submetemos à Sua autoridade. (Gênesis 1:1, Salmo 145:3)

Temos um respeito sincero e profundo pelos atributos de Deus, Seu caráter e o que Ele fez por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. (Êxodo 34:6, 1 Coríntios 15:1-5)

Temos consciência de que Ele está totalmente ciente de todos os aspectos de nossa vida. Nada está oculto à Sua vista. (Hebreus 4:13)

Por fim, mais do que apenas uma mentalidade de como nos aproximamos de Deus, a reverência molda nossas atitudes e ações cotidianas. Demonstramos reverência obedecendo à Palavra de Deus e buscando viver uma vida que agrade a Ele. (Romanos 12:1)

Não é preciso ser um sociólogo de primeira linha para decifrar que a maioria dessas coisas, se não todas, desapareceram da sociedade. A maioria das pessoas vive sem pensar duas vezes em Deus, agindo como se Ele não existisse ou considerando-O irrelevante, caso exista.

É fácil dizer: “O que mais podemos esperar de pessoas que não conhecem Jesus?

No entanto, infelizmente, até mesmo as pessoas que conhecem Jesus podem perder a reverência por Deus.

Esse foi o caso nos dias de Jeremias. Em vez de reverenciar o Senhor, os israelitas persistiam em se rebelar contra Ele.  Tanto que não mais “tremiam” em Sua presença. Jeremias teve a tarefa nada agradável de tentar despertar a reverência deles mais uma vez, alertando os israelitas sobre o julgamento iminente.

As respostas óbvias para as duas perguntas retóricas de Jeremias no versículo 22 são:

“Sim, nós o temeremos” e “Sim, nós tremeremos diante de você”.

No entanto, a resposta repetida dos israelitas foi um desafiador “Não” e “Não”.

Antes de julgá-los com muita severidade, se não tomarmos cuidado, a mesma coisa pode acontecer conosco.

Isso não acontece de uma vez, veja bem. Pouco a pouco, somos pegos pela correnteza de uma cultura irreverente, ficando à deriva até que nossa reverência a Deus desapareça gradualmente rio abaixo. Quando isso acontece, começamos a nos misturar, não nos diferenciando daqueles cujas vidas foram realmente transformadas pelo Deus Todo-Poderoso.

Como povo de Deus, somos chamados a ser um modelo do que é a “reverência ao Senhor” na vida cotidiana. Exibimos reverência, não de uma forma esnobe, do tipo “mais santo do que você“, mas com humildade, gentileza e alegria exuberante.

Talvez você não consiga alcançar o mundo inteiro, mas pode impactar as pessoas em sua esfera de influência – família, amigos, colegas de trabalho, vizinhos, etc. Se quisermos ver um genuíno reavivamento da reverência em nossa sociedade, isso tem de começar em algum lugar.

Por que não começar por você e por mim? 

Isso é algo que faria até mesmo os puritanos dizerem “Amém”.