“esus fez também muitas outras coisas. Se cada uma delas fosse escrita, penso que nem mesmo no mundo inteiro haveria espaço suficiente para os livros que seriam escritos.” João 21:25
AVISO: Tenha cuidado para não perder sua admiração sobre quem Jesus é e o que Ele fez.
Perder nosso senso de admiração pode acontecer não apenas em nosso relacionamento com Jesus, mas também em outros relacionamentos. Minha esposa e eu, por exemplo, estamos casados há mais de 20 anos. Lembro-me dos dias em que eu ficava tão contente quanto um cachorrinho feliz cada vez que ela ligava. Agora, suas mensagens de texto são tão comuns que eu as considero normais. O deslumbre de ter uma esposa, uma companheira fiel na jornada da vida, diminuiu gradualmente.
Eu gostaria que não fosse o caso, mas é apenas parte da natureza humana.
É por isso que as palavras de João no final de seu livro são inspiradoras e desafiadoras. Durante quase três anos João esteve com Jesus quase 24 horas por dia, 7 dias por semana. No entanto, a proximidade de João com Jesus não sufocou seu deslumbre por Ele.
Em 21 capítulos João descreve com precisão e eloquência os principais momentos da vida e ministério de Jesus. Ele escreve com o único propósito de proclamar que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus (20:31).
Conforme ele escreve sua frase final, João sabe que apenas relatou por alto quem Jesus é. A história de Jesus é muito mais gloriosa do que um homem jamais poderia capturar através de papel e caneta. As palavras não podem retratar adequadamente a beleza de quem Jesus é, nem há uma biblioteca grande o suficiente para catalogar a grandeza inefável de Seus feitos.
A maior biblioteca dos EUA é a Biblioteca do Congresso. Lar de mais de 1.7 milhão de itens e ocupando mais de 185 mil metros quadrados, João ainda diria que ela é muito pequena para contar a história de Jesus.
Além disso, João não tinha ideia de quão verdadeiras suas palavras se tornariam. Ao longo dos tempos, inúmeros livros, artigos, blogs, sermões, canções, etc. foram escritos sobre Jesus. É verdade que, nem todos eles são teologicamente corretos. Alguns foram até escritos por céticos e cínicos.
Mas o ponto permanece: as pessoas não podem parar de escrever sobre Jesus e nunca pararão.
Podemos ficar tentados a descartar João 21:25 como mera hipérbole, mas isso é injusto com o que João quer transmitir. Ao tentar contar a história de Alguém que realmente supera a compreensão, não é exagero dizer que a obra não pode ser contida, nem jamais será concluída.
Então, por que João termina assim?
- Para chamar nossa atenção.
- Para nos humilhar diante da grandeza da história de Jesus.
- Para despertar a admiração dentro de nós.
E você? Pouco a pouco, você perdeu seu senso de admiração por quem Jesus é e o que Ele fez?
Você se sente como se estivesse em um relacionamento superficial?
Reserve alguns momentos e permita que as palavras de João reacendam sua admiração por Jesus.
(A propósito… caso você esteja se perguntando, Lisa e eu estamos comemorando alegremente nosso 21º aniversário de casamento este mês. Estamos longe de ser perfeitos. Mas depois de todos esses anos, ainda estamos lutando para não perder o deslumbre do casamento em meio à loucura da vida ☺.)