” Voltando-se e vendo Jesus que os dois o seguiam, perguntou-lhes: “O que vocês querem?” Eles disseram: “Rabi” (que significa “Mestre”), “onde estás hospedado?” Respondeu ele: “Venham e verão””.
João 1:38-39
Não há insegurança no Filho de Deus. Ele não é como nós. Sutilmente imploramos por elogios, subversivamente buscamos afirmação e passiva-agressivamente procuramos aliados.
Jesus, não.
Jesus sabe quem Ele é. E Ele sabe que o que Ele oferece é a única coisa que pode realmente satisfazer nossas almas inseguras.
É nesse cenário, em João 1, que encontramos um convite simples, mas profundo. João Batista sabia que era apenas um mensageiro; toda a sua vida tinha o objetivo de apontar para outra pessoa. Portanto, quando Jesus veio caminhando em sua direção, a atitude perfeita para ele foi desviar a atenção de si mesmo para Jesus:
“ Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” João 1:29
João tinha seus próprios discípulos, mas quando eles ouviram o que João disse, dois deles pararam de seguir João e começaram a seguir Jesus. A Bíblia nos diz que, sabendo que esses dois homens O estavam seguindo, Jesus se voltou para eles e perguntou o que estavam procurando. Mas eles realmente não sabiam.
Pelo menos não ainda.
Então, eles responderam à pergunta de Jesus com outra pergunta:
“Rabi (que significa “Mestre”), onde você está hospedado?” (João 1:38).
Foi então que Jesus disse três palavras que mudaram a vida deles. E essas mesmas três palavras podem mudar sua vida também:
“Venha e verão“. João 1:39
Essa é uma declaração de profunda confiança. Não há autojustificativa; não há oferta de provas; não há persuasão ou conversa fiada para que eles O sigam. Veja, Jesus sabe que somente Ele pode oferecer vida verdadeira e eterna. Somente Ele pode nos mostrar a verdadeira natureza de todas as coisas. Somente se O seguirmos, descobriremos a segurança que tanto desejamos.
E assim, sem qualquer outro preâmbulo ou elaboração, Ele oferece o simples convite para que você venha e veja por si mesmo.
Jesus ainda está fazendo o mesmo convite hoje – a todos nós
Quando chegarmos ao fim de nossas recursos coletivos e estivermos realmente procurando por vida, graça, segurança e a verdade fundamental de quem somos e para onde vamos, não ficaremos desapontados com Jesus.
Para aqueles que estão realmente buscando – aqueles de coração aberto e humildes o suficiente para vir e ver – eles encontrarão Jesus.
E nós O encontraremos – sempre.