Não se sente como sendo você mesmo?

26 de Junho de 2024

“Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.” 2 Coríntios 5:7

Eu não me entendo.  Aposto que você também não se entende.

Simplesmente não consigo explicar por que alguns dias acordo me sentindo vivo e entusiasmado com a vida. Enquanto em outros, sinto-me um pouco irritado, letárgico e apático em relação às minhas responsabilidades. Isso acontece com mais frequência do que gostaria de admitir e parece ocorrer sem um padrão ou razão. Depois de mais de 40 anos, esse fenômeno ainda me deixa perplexo.

Mas este não é o lugar para discutir os complexos aspectos físicos ou psicológicos do mau humor.

A pergunta com a qual estou lutando é – como seguimos Jesus nos dias em que não nos sentimos como nós mesmos?

A conclusão é que somos chamados a seguir Jesus todos os dias, não importa como nos sintamos. Quando se trata de seguir a Jesus, não há dias de folga.

Mas quando tenho um “dia de folga” e não me sinto como sempre, 2 Coríntios 5:7 age como uma âncora para minha alma, impedindo-me de ser lançado ao extremo nas ondas da emoção. As palavras de Paulo são um lembrete poderoso de que devo viver pela fé, não pelo que vejo ou pelo que sinto.

Biblicamente falando, viver pela fé significa que coloco toda a minha confiança em quem é o Senhor e no que Ele fez em meu favor por meio de Jesus Cristo. A realidade invisível da fé deve ser tão real para mim, se não mais, do que qualquer coisa neste mundo físico, incluindo minhas mudanças de humor.

O mau humor ocasional é uma realidade inescapável de viver em uma “tenda” decaída e temporária, que é o nosso corpo (2 Coríntios 5:1). Examinando o contexto ao redor, Paulo reconhece como seu corpo físico “geme” e anseia ser vestido por um corpo perfeito e ressurreto (v. 4). Quão incrível será o dia em que poderemos habitar em um corpo que não está contaminado pelo pecado, doença, emoções instáveis ou mil outras doenças que nos atormentam!

Você não consegue se identificar com o anseio de Paulo?

Viver pela fé não significa que pretendo ser um robô sem emoção. Significa que a minha fé em Jesus, ao invés de como me sinto em um determinado momento, é quem deve ter a palavra final sobre minha visão, atitude e ações.

Como um seguidor de Jesus, eu tenho escolha sobre quem vai estar no comando do meu dia: minha fé ou meus sentimentos. Eu me deparo com essa decisão várias vezes todos os dias, mas especialmente nos dias em que estou lutando e não consigo identificar o motivo.

Eu não tenho ideia de como você está se sentindo hoje. Os psicólogos dizem que existem aproximadamente 34.000 emoções. Faça sua escolha!

E pergunte a si mesmo: Eu quero que meus sentimentos governem minha fé? Ou quero que minha fé governe meus sentimentos?

Faça a escolha intencional de colocar sua fé em Jesus no banco do motorista de sua vida. Embora suas emoções possam estar junto, elas não precisam controlar o volante.

Live it out

VIVA ISSO
1. Leia 2 Coríntios 5:1-9. O que mais se destaca para você nesses versículos? 
A fé deve ser central, não apenas colocada na periferia de sua vida. Você está realmente “vivendo pela fé” ou ela ocupa apenas um pedacinho de sua vida?