NÃO DESPERDICE SUA ESPERA!

26 de Fevereiro de 2024

“Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto; sua sabedoria é insondável. Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.”

Isaías 40:28-31

Quem gosta de esperar?

Acho que quase todo mundo odeia esperar.

Então, o que isso diz sobre mim – e você?

A ESPERA REVELA QUEM ESTÁ NO CONTROLE

  • “Eu quero o que quero e quero agora! Quando sou forçado a esperar, fico ofendido, muitas vezes, fico com raiva e frustrado!”
  • O trânsito é uma agressão pessoal contra mim. Como ousam todos esses carros atrapalhar quando tenho coisas importantes para fazer?
  • Colocar-me em espera ao telefone? Não, obrigado! Tenho coisas muito melhores para fazer com meu tempo do que ficar sentado ao telefone ouvindo música de elevador!

Odeio esperar porque quero estar no controle.

A cultura acelerada em que vivemos é muito diferente de, digamos, 30, 40 ou mais de 50 anos atrás:

  • As pessoas tinham que plantar um campo e esperar que os seus alimentos crescessem. Nós simplesmente passamos pelo drive-thru e ficamos frustrados quando temos que esperar de 2 a 3 minutos.
  • As pessoas tinham que esperar vários dias pela entrega de uma carta para se comunicarem com um ente querido em outra cidade. Nós simplesmente enviamos uma mensagem de texto.
  • As pessoas tinham que esperar pela entrega de um jornal para receber atualizações de todo o mundo. Nós simplesmente apertamos um botão em nossos telefones.

Em última análise, esperar revela que não estou no controle.

Bem, adivinhe? Deus tem um propósito em me fazer esperar. Deus usa a espera para me mostrar que Ele está no controle. Ele usa a espera para falar sobre minha vida de maneiras que eu nunca poderia ouvir quando estou conseguindo tudo que quero em minha linha do tempo.

Só podemos ver o aqui e agora, mas Deus existe fora dos limites do tempo e vê tudo, desde o início dos tempos até o fim dos tempos. O termo teológico para isso é ‘onisciente’. Deus tudo vê e tudo sabe e não está limitado pelo tempo e espaço. Ele não está limitado à nossa visão e compreensão. Enquanto esperamos, somos convidados a confiar naquele que vê o que não podemos ver. Enquanto esperamos, a nossa perspectiva é como olhar para um minúsculo grão de areia numa praia sem fim. Deus pode ver a praia inteira. A espera nos coloca frente a frente com todas as nossas limitações. Esperar é um convite para ver quem está realmente no controle e um convite para colocarmos nossa fé e confiança Naquele que tudo vê e tudo sabe.

Deus está trabalhando quando percebemos que não estamos no controle.

ESPERAR RESTAURA MINHA FORÇA

Nossa referência bíblica hoje é a bela promessa para aqueles que aprendem o verdadeiro dom de esperar no Senhor.

  • Esperar restaura a nossa força porque nos permite ver que não se trata de forma alguma da nossa força.
  • Quando a nossa força acaba e percebermos o quanto realmente precisamos da força Dele, então podemos ver o verdadeiro poder de Deus. Quando sentimos que não podemos dar mais nenhum passo, então podemos ver o verdadeiro dom de Deus em ação.
  • Esperar nos convida a ver que o poder de Deus é maior do que qualquer força que poderíamos juntar sozinhos. Esperar me leva ao limite para que eu possa começar a confiar no poder de Deus.
  • Em última análise, a espera convida-nos a um estado de contentamento que desafia todas as circunstâncias, porque nos ajuda a ver que Deus está trabalhando para revelar o Seu amor e graça quando mais precisamos deles.

Não desperdice sua espera!

Deixe sua espera lembrá-lo de quem está no controle e levá-lo de volta ao Deus eterno que não desmaia nem se cansa. Peça a Deus para lhe mostrar o que significa estar contente em suas circunstâncias. Porque aí então é que Ele revela Seu amor e graça e o dom que Ele lhe deu através da cruz de Jesus Cristo – a expressão incomparável de Deus trabalhando durante nossas necessidades mais profundas!

Retirado de um sermão de George Wright, pastor sênior da Igreja Batista Shades Mountain

Leia “Preso. Desamparado. E esperando”, por Jonathan Munson