MEDO OU FÉ PARA O RESTO DE 2022

21 de Junho de 2024

“Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.” Josué 1:5

2021 foi realmente difícil. Não apenas em escala mundial com a pandemia do COVID-19, mas em nível pessoal, muitos de nós experimentaram quebrantamento e mágoa que ninguém poderia prever.

E mesmo que estejamos em 2022, ainda enfrentamos decisões difíceis todos os dias. Muitas dessas situações parecem assustadoras; ansiedade e medo podem estar sobrecarregando nossos corações. Diante de tanta incerteza, como seguir em frente? Como seguidores de Jesus, como devemos responder?

Os israelitas em Josué capítulo 1 provavelmente experimentaram muitos desses mesmos pensamentos e medos enquanto estavam à beira de entrar na tão esperada Terra Prometida. Veja, apenas uma geração antes, Deus havia tirado os israelitas do cativeiro no Egito e os levado a este mesmo local à beira da Terra Prometida. Mas em vez de crer na palavra do Senhor e confiar que Ele entregaria a terra em suas mãos, eles se tornaram incrédulos (Nm 13-14). E agora uma nova geração estava à beira desta grande terra com uma decisão a tomar: Confiamos em Deus crendo em Sua promessa de nos dar esta terra, ou nos encolhemos de medo diante das poderosas nações que vivem nela?

No final, Israel creu no Senhor, e o poder de seu Deus foi visto através dos milagres que Ele realizou. Deus cumpriu a promessa que havia feito ao Seu povo, e o povo O adorou por Sua fidelidade.
Uma lição para nós nesta história é esta: os mandamentos de Deus são sempre acompanhados por Sua presença. Ele nunca pede ao Seu povo para fazer algo sem também nos fornecer seu poder para fazê-lo. Para Josué e o povo de Israel, a fonte dessa confiança em meio a tantas probabilidades incertas é a mesma para nós: a promessa de que o Senhor, o Soberano Criador de todo o universo, vai conosco e lutará por nós através de cada desafio, problema de saúde e decisão incerta ao longo do caminho. Por quê? Por causa de Jesus.

A promessa da presença de Deus atinge seu clímax no Novo Testamento. Quando Jesus deixou a terra, Ele prometeu enviar o Espírito Santo para estar conosco e em nós – um lembrete diário de Sua promessa de nunca nos deixar, para nos guiar e liderar. Enquanto no Antigo Testamento o Espírito Santo conduzia e guiava as pessoas de uma forma mais externa, no Novo Testamento, Jesus promete que o Espírito Santo guiaria vivendo dentro de seu povo, para nunca o deixar.

Então, como devemos responder ao entrar nas incertezas deste ano, após a dor e a decepção de 2020? Nós nos apegamos às promessas da Palavra de Deus. Em momentos de medo e dúvida, devemos ir à Bíblia, onde encontramos esperança. Devemos orar e pedir ao Senhor que coloque confiança em nossos corações para crer em Suas promessas. Para estimular sua fé, tente procurar cristãos mais velhos que experimentaram anos de fidelidade de Deus e ouça-os contar as histórias da graça de Deus em suas vidas.

Lembre-se, assim como os israelitas entrando na Terra Prometida, o Senhor também está com você e lutará por você todos os dias. Tenha esperança e ânimo no caráter de nosso Deus que faz e cumpre promessas.