“Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor.” Lucas 2:14
Era um domingo frio no final de novembro…
…e eu estava levando minha filha de 3 anos e a outra de 19 meses para a igreja. Elas estavam sentadas no banco de trás enquanto ouvíamos um de nossos álbuns de Natal favoritos, Christmas: Acoustic Sessions, de Phil Wickham. A música clássica, “Angels We Have Heard on High”, enfeitou as ondas de áudio com o refrão em latim, “Gloria, in excelsis Deo”, que se traduz em “Glória a Deus nas alturas”. Então, como costuma acontecer, minha filha de 3 anos (com seu cérebro e boca de 3 anos) me fez uma pergunta:
O que isso [Glória a Deus] significa?
Enquanto eu rapidamente tentava encontrar uma resposta para sua pergunta, minha mente foi imediatamente atraída para aquela noite em Belém, onde um bando de pastores sujos e desconhecidos, ouviu um coro angelical que proclamava essas mesmas palavras:
“Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor.” (Lucas 2:14)
E isso me levou às duas principais razões pelas quais Cristo veio à Terra como um bebê:
Primeiro, isso me lembrou que o único objetivo de Jesus enquanto estava na terra era glorificar a Deus. Cada ato que Jesus realizou; cada pessoa que Ele curou; cada palavra que saiu de Seus lábios; todo ato de misericórdia que Ele demonstrou ao menor dos menores – até a Sua própria morte na cruz – foi para a glória de Seu Pai.
De um bebezinho em uma manjedoura a um rei vitorioso saindo de uma tumba, tudo o que Jesus fez foi mostrar ao mundo a majestade de Seu Pai!
Em segundo lugar, a pergunta da minha filha me trouxe à mente uma das maiores recompensas que Cristo dá ao Seu povo: PAZ. Em um mundo marcado por guerras, caos e conflitos, em Jesus podemos ter uma paz que supera até os momentos mais imprevisíveis que se pode imaginar. Deus sabe que nossa maior necessidade foi e sempre será a paz encontrada somente nele.
Para citar o apóstolo Paulo “Tendo sido, pois, justificados pela fé, agora temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.”
E como exatamente eu respondi à pergunta da minha filha de 3 anos? Para responder a uma pergunta verdadeiramente complexa com uma resposta simples, eu disse:
“Jesus nasceu para tornar Deus lindo!”
Em resumo, não consigo pensar em palavras melhores do que as do músico Chris Rice:
Dedo frágil enviado para nos curar
Sobrancelha macia preparada para espinho
Coração minúsculo cujo sangue nos salvará
Para nós nasceu
Para nós nasceu
GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS, cristão, pois Cristo Jesus comprou nossa paz!
Escrito por Pastor Austin Baker