FAÇA O MÁXIMO COM O QUE DEUS LHE DEU

15 de Fevereiro de 2023

“Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens, e a um deu cinco talentos, e a outro, dois, e a outro, um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.” – Mateus 25:14-15

O que significa ser um mordomo?

Um mordomo é outra palavra para gerente.

Eu sei que o título de gerente não é tão atrativo quanto o de líder. (Ser um líder ousado soa inspirador, enquanto gerente soa um pouco mundano.)

Mas o fato é que Jesus descreve os cristãos como sendo gerentes a quem Deus confia algo para que eles cuidem.

Para comunicar este conceito, Jesus contou uma parábola. Três servos receberam diferentes quantias de dinheiro – chamadas de talentos. Um talento era uma grande quantidade de ouro, prata ou cobre pesando perto de 35 quilos. Em outras palavras, um talento era uma enorme quantidade de riqueza! Então o que aconteceu? Cada servo recebeu uma quantidade de riqueza para administrar – com base em suas habilidades individuais. Não perca isso: Jesus estava demonstrando que, embora nem todos tenhamos habilidades iguais, todos devemos ter oportunidades e responsabilidades iguais.

O tempo passou e o homem voltou para ver o que esses servos haviam feito com tudo o que lhes foi confiado. Os dois primeiros servos dobraram sua riqueza, ambos foram elogiados e ganharam maior responsabilidade. O terceiro servo, porém, escondeu seu talento por medo, não perdendo nem aumentando a riqueza. O homem ficou descontente com este terceiro servo e pegou de volta o que ele havia confiado e deu aquele valor ao homem que tinha mais talentos. Ele deu para quem ele sabia que iria aproveitar ao máximo.

O que Jesus estava ensinando nesta parábola?

  1. Todos nós fomos criados únicos e diferentes de qualquer outra pessoa.
  2. Jesus conhece nossas habilidades e nos confia algo dentro dessas habilidades.
  3. Deus não nos compara uns aos outros. Ele nos julga igualmente, de acordo com o que fizemos com tudo o que Ele nos confiou.

Em outras palavras, Deus quer que façamos o máximo com o que recebemos, seja dinheiro, habilidades ou oportunidades. Se não estivermos dispostos a fazer isso, o que ele nos deu será tirado.

Então, como você está administrando o que Deus confiou a você?

 

Escrito por Bryant Wright, Fundador, Direto do Coração