“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.” – Romanos 5:1
Não é preciso ser um cientista de foguetes para decifrar que vivemos em um mundo aparentemente fora de controle. Se alguém escolhesse palavras para caracterizar o estado atual desses dias, “pacífico” provavelmente estaria no final dessa lista. Guerras, fome, divisão racial e conflitos, corrupção política, perseguição, pobreza, COVID-19 – a lista é aparentemente interminável quando se contempla o quebrantamento em todas as suas formas. E se as hostilidades externas não forem suficientes, ainda por cima, muitos de nós enfrentamos hostilidade e conflitos internos. Se formos honestos com nós mesmos, no fundo do nosso coração, muitos de nós estão com medo, cansados, deprimidos e imaginando quando essa mágoa cessará e a paz será abundante. Quando nos encontramos perdendo o ânimo, às vezes nossa fé também pode se perder. Começamos a questionar se Deus ainda está ativo e presente em nosso mundo.
A Bíblia não nega a dor de nossa situação atual. A Bíblia não adoça o quebrantamento em nosso mundo e o trata como uma ilusão. Mas a Bíblia fornece uma solução no meio disso. Embora a libertação final das hostilidades externas possa nunca ser totalmente realizada até que Cristo retorne, a fé em Jesus torna possível para uma pessoa experimentar paz interior e libertação do medo, do pecado e da morte.
Quando Paulo estava escrevendo sua carta aos romanos, em grego secular (a língua em que o Novo Testamento foi escrito), havia uma conotação negativa sobre a ideia de “paz”. A palavra apenas denotava que o conflito havia sido eliminado; era uma cessação ou ausência de inimizade entre duas partes em conflito. No entanto, Paulo usa “paz” em um contexto que lhe dá uma conotação mais positiva. Não apenas algo foi tirado (ou seja, hostilidade), algo também nos foi dado – o favor de Deus. Deus é por nós. Ele se preocupa com nosso bem-estar e nossas vidas. Ele é o nosso Advogado, mesmo quando todos ao nosso redor se afastam.
Deus não nos promete uma vida fácil e despreocupada, livre de dor e dificuldades. Mas Ele promete que, quando nos sentimos sobrecarregados com o peso de nosso mundo quebrado, quando passamos pela dor e sofrimento, e quando o conflito parece se espalhar ao nosso redor, ainda podemos ter paz por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Através de Jesus, Deus está agora conosco e Deus agora é por nós.
Se você ainda não experimentou esse tipo de paz, você pode fazê-lo hoje. Jesus disse: “Não se turbe o vosso coração. Creiam em Deus; creiam também em mim” (João 14:1). Invoque a Cristo com fé, e a paz de Cristo será sua por Sua graça. E para os cristãos que já colocaram sua fé em Jesus, sejam lembrados e confortados que tudo o que Jesus nos disse em Sua Palavra é dado para que tenhamos “paz” (João 16:33).