ENCORAJAMENTO NO CAMPO DE BATALHA

24 de Junho de 2024

“Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo.” 1 Tessalonicenses 5:11

Você já ouviu a expressão: “Todo mundo que você conhece está travando uma grande batalha da qual você não sabe nada?” Há muita verdade nesta afirmação.

Por exemplo, fiquei chocado quando soube da morte repentina de Chadwick Boseman, a estrela de filmes de sucesso como Pantera Negra e 42. Eu não fazia ideia de que o ator de 43 anos lutava contra um câncer de cólon há vários anos. Ele havia efetivamente escondido seu diagnóstico dos olhos do público. Ainda mais notável é que seus colegas de trabalho e sim, até mesmo seus companheiros Vingadores, não tinham ideia de que ele estava sofrendo.

O caso de Boseman é um forte lembrete de que as pessoas ao nosso redor muitas vezes enfrentam desafios que simplesmente desconhecemos. Concordo que, pode não ser um problema de saúde terminal, mas todo mundo está lidando com algo, pois as batalhas invisíveis da vida vêm em todas as formas e tamanhos.

Você não está lutando suas próprias batalhas privadas agora?

A igreja em Tessalônica também enfrentou sua parcela de lutas, embora não fossem necessariamente invisíveis. Como uma igreja bebê tentando dar seus primeiros passos, eles encontraram severa perseguição (2:14) e estavam lutando para permanecer moralmente puros em uma cultura pagã (4:1).

Paulo sabia exatamente o que eles precisavam em meio aos seus problemas: encorajamento.

Biblicamente falando, encorajar alguém significa estar ao lado de outra pessoa e enchê-la de conforto e confiança. Isso, por sua vez, permite que eles permaneçam no curso em sua caminhada cristã.

Paulo encoraja os crentes em Tessalônica com duas gloriosas verdades teológicas:

  1. Eles viverão para sempre com o Senhor depois que morrerem (4:17).
  2. Eles foram salvos de Sua ira vindoura (5:9).

Inicialmente, isso pode soar como uma maneira estranha de encorajar alguém. Mas pense nisso. Paulo está instilando conforto e confiança. Ele os assegura de sua vitória final em e através de Jesus Cristo.

Pode haver algo mais encorajador do que abraçar plenamente esta realidade vitoriosa?

Com essas verdades em mente, Paulo quer que os tessalonicenses encorajem uns aos outros (5:11).

Observe que ele não sugere apenas a ideia de encorajamento. Ele a ordena. Como um corpo de crentes, é imperativo que eles apoiem uns aos outros em meio às batalhas da vida cotidiana, criando uma comunidade genuína de encorajamento contínuo e vivificante.

E o mesmo vale para nós hoje.

A ordem de Paulo de encorajar uns aos outros deve impactar dramaticamente a maneira como tratamos as pessoas ao nosso redor. Imagine como nossas casas, escritórios, igrejas e bairros seriam diferentes se pudéssemos colocar em prática as palavras de Paulo regularmente.

Em um mundo onde as pessoas estão constantemente destruindo umas às outras, os seguidores de Jesus devem edificar uns aos outros. Quando tantos estão desgastados por lutas particulares e pessoais, os cristãos são chamados a abençoar e fortalecer uns aos outros com suas palavras.

O pastor Craig Groeschel resume: “não temos ideia de como Deus pode usar uma única palavra de encorajamento para mudar a vida de alguém”.”

Nosso encorajamento pode ser exatamente o que uma pessoa precisa ouvir para continuar lutando sua batalha invisível.

Live it out

Quando foi a última vez que você encorajou intencionalmente alguém? Se você for como eu, também adora a ideia de encorajar os outros, mas a negligencia. Não espere mais. Encontre uma pessoa para encorajar antes que o dia termine.