ENCONTRANDO FAVOR AOS OLHOS DO SENHOR

10 de Agosto de 2024

“Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.”
Hebreus 11:7

Você provavelmente conhece a história de Noé e o grande dilúvio que se encontra em Gênesis.

Deus diz a Noé que está chegando um dilúvio que destruirá o mundo devido ao pecado e à iniquidade que saturaram a Terra. Noé é instruído, com sua família, a construir uma grande arca que preservará a humanidade e o reino animal. Posso imaginar o que os vizinhos de Noé estavam pensando. Noé tem quase 500 anos de idade. Ele e todos os habitantes da terra nunca tinham visto um oceano. Eles viviam a centenas de quilômetros de um oceano. Noé nunca tinha visto um navio. Ele está dizendo às pessoas da vizinhança que o julgamento de Deus está chegando. Ele trará um grande dilúvio e somente as pessoas que estiverem na arca sobreviverão.

Eu moro na região de Atlanta. Imagine que tenha um vizinho que está construindo um navio gigante por causa do aquecimento global. Meu vizinho me diz que Atlanta e todas as cidades dos Estados Unidos ficarão debaixo d’água muito em breve.

Agora, independentemente de sua opinião sobre o aquecimento global, você não acreditaria nisso! Todos os vizinhos de Noé teriam experimentado uma descrença semelhante. Afinal de contas, Noé era apenas um religioso maluco que não se divertia nas festas pagãs!

Não é difícil imaginar vivendo em uma época em que o pecado se tornou tão desenfreado e maligno que o pecado não apenas se encontra no coração das pessoas, mas agora pode ser visto descaradamente em suas ações.

Nosso mundo de hoje está espelhando o mundo de Noé. O mal cresceu e permeou a cultura da humanidade como uma avalanche.

Viver em um ambiente assim pode ser desanimador. E se você faz parte da geração boomer, como eu, pode ser difícil não pensar em como era o mundo em décadas passadas. Mais do que nunca é crucial aprender com o exemplo de Noé.

Então, o que diferenciava Noé dos demais?

Em Gênesis 6:8, pela primeira vez nas escrituras, encontramos a frase “Ele encontrou favor diante de Deus”. A palavra “favor” no Antigo Pacto é usada de forma muito parecida com a palavra “graça” no Novo Pacto.

É claro que Noé era um pecador, assim como você e eu, mas havia algo na vida de Noé que o tornava diferente. Veja, em meio a toda a escuridão de seu mundo, Noé tinha verdadeira fé em Deus. Isso significa que ele também confiava em Deus e, ao fazer isso, escolheu obedecer à Palavra de Deus. Mesmo que isso significasse construir um grande barco.

Mesmo nestes tempos incertos, podemos ter uma fé segura em Jesus.

Não deixe que a inundação crescente de nossa sociedade pós-cristã o abale.

Não se sinta desencorajado por suas deficiências pessoais.

Coloque sua fé e confiança em Jesus, o firme alicerce. E você também encontrará graça aos olhos do Senhor.