Deixando um legado evangelístico

11 de Julho de 2024

“E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros.” – 2 Timóteo 2:2

 

Entregar – essa ideia de “passar adiante” me faz pensar em depositar algo para guardar. Recentemente, minha esposa e eu fomos à casa da avó dela para uma visita. Depois do almoço, ela perguntou à minha esposa: “Christine, estou envelhecendo e meus dias são curtos. Há alguma coisa minha que você gostaria de ter quando eu partir?”

Por um lado, era extremamente triste pensar na perspectiva desse dia chegar. Mas enquanto caminhávamos e olhávamos diferentes fotografias e obras de arte, logo percebemos que tudo tinha uma história. Esta fotografia era de três ou quatro gerações atrás. Essa obra de arte foi pintada há 150 anos e ainda em sua moldura original… e assim por diante.

A avó da minha esposa sabe que seus dias estão acabando e ela está nos confiando essas valiosas lembranças de família e todas as histórias que as acompanham. Um dia, quando nossos dias estiverem terminando, vamos entregar nossas lembranças e histórias para a próxima geração, na esperança de que eles façam o mesmo.

Então, o que isso tem a ver com a nossa fé? Paulo está escrevendo a Timóteo porque entende que recebeu algo infinitamente mais valioso do que qualquer lembrança de família. Ao perceber que seus dias estão contados, Paulo está entregando a mensagem salvadora do evangelho – as boas novas de Jesus Cristo – a Timóteo, dizendo-lhe para ir e fazer o mesmo. O que é essa boa notícia? Que apesar de nossa rebelião contra Deus, podemos ser reconciliados com Ele e experimentar uma nova vida. A notícia de Jesus vale a pena preservar e transmitir.

Como seguidores de Cristo, recebemos o evangelho através da Palavra viva de Deus e somos instruídos a ensinar esta Palavra a outros. Então, se você está em Cristo, você é um discípulo de Cristo e todo discípulo é chamado a fazer discípulos. A questão é: você está fazendo discípulos?

Pais e mães – vocês estão fazendo de seus filhos discípulos? Para o seguidor de Cristo: há outros homens ou mulheres que estão influenciando suas vidas, ensinando-os a Palavra e demonstrando como é viver uma vida piedosa em Cristo Jesus? E para os crentes mais velhos e maduros: vocês estão tomando crentes mais jovens sob suas asas para ensinar-lhes as Escrituras e assegurar que tenham uma vida centrada em Cristo?

Não sabe por onde começar? Pais, por que não começar estabelecendo horários regulares para o culto familiar, ler devocionais com seus filhos ou iniciar uma rotina de oração noturna. Cônjuges, certifiquem-se de demonstrar seu amor um pelo outro “como Cristo amou Sua igreja”. Ao fazer isso, você mostra a seus filhos como é colocar um ao outro em primeiro lugar e escolher sua família em primeiro lugar, mesmo acima de coisas boas como trabalho ou entretenimento. Isso também significa que os maridos devem dar a vida por suas esposas, conforme as esposas seguem alegremente a liderança de seus maridos.

Paulo está dizendo a Timóteo para ser fortalecido em Cristo Jesus e confiar esta mensagem do evangelho a outros. Como resultado, a igreja avançará!