CORAGEM

12 de Fevereiro de 2023

“Na noite seguinte o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: “Coragem! Assim como você testemunhou a meu respeito em Jerusalém, deverá testemunhar também em Roma.” Atos 23:11

Coragem.

Que troca profundamente pessoal é representada no versículo acima.

Paulo estava acorrentado em meio a uma trama para tirarem sua vida. Ele enfrentou a morte por proclamar e espalhar as boas novas de Jesus. Só posso imaginar que Paulo estava totalmente aterrorizado. Afinal, ele era humano.

Mas mesmo em meio ao seu medo, o Senhor se aproximou de Paulo e proferiu esta frase simples, mas poderosa.

Coragem.

Essa troca nos lembra da noite anterior à crucificação. Clamando a Deus Pai, Jesus orou fervorosamente: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua.” (Lucas 22:42 NVI)

Que demonstração de coragem ao enfrentar a morte, coragem que levaria Jesus a uma morte excruciante.

Então, quando o Senhor disse a Paulo para ter coragem, Ele sabia o que estava pedindo a Paulo. Jesus sabia como era enfrentar a morte.

O mesmo vale para nossas vidas.

Aprendi isso em primeira mão quando cheguei à parte excruciante da minha própria jornada de luto. Eu havia checado o que eu achava que eram todas as caixas durante meu primeiro ano depois de perder meu marido, mas eu ainda tinha que me permitir sentir todo o peso da profunda tristeza. Eu estava evitando aquela peça fundamental porque estava com medo de não sobreviver às ondas de tristeza.

Coragem.

Esta frase acima de Atos 27 é o que me deu coragem para me permitir desapegar completamente e sofrer. Foi uma das decisões mais difíceis que já tive que tomar, mas experimentei a proximidade de Jesus de uma maneira que nunca poderia ter pedido ou imaginado.

Coragem.

O Senhor está próximo.

Quando enfrentamos circunstâncias que exigem que sejamos corajosos, Jesus sabe como nos sentimos. Ele não está nos pedindo para fazer nada que Ele já não tenha experimentado em Seu tempo na terra.

Podemos ter certeza de que, pelo fato dele ter ido à nossa frente, Ele já sabe o que estamos enfrentando. E Ele ficará ao nosso lado quando estivermos com medo.

Qualquer que seja o ato de coragem que você esteja enfrentando, ore e peça ao Senhor que lhe dê forças para realizá-lo. Quando você se sentir com medo, sobrecarregado, até mesmo aterrorizado, diga a Ele honestamente como você se sente. Peça a Ele para ser sua coragem e sua força.

Veja, Jesus não dá apenas coragem. Ele é “coragem”. E Sua provisão para as estradas difíceis à nossa frente é infinita.

 

Escrito por Melissa Henderson, colaboradora convidada