A OPORTUNIDADE ESPIRITUAL DO SEU DIA RUIM E PÉSSIMO

10 de Junho de 2024

“Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.”
1 Pedro 5:6,7

Quando foi seu último dia ruim?

Foi o tipo de dia em que os problemas, as complicações e as decepções pareciam se acumular umas sobre as outras com o passar das horas. Foi o tipo de dia em que nada foi fácil no trabalho, nada foi tranquilo em casa e nada foi alegre em seus relacionamentos. Foi o tipo de dia em que o clima lá fora combinava com seu humor. O tipo de dia que você estava pronto para terminar, mas, ao mesmo tempo, não estava pronto para que terminasse, porque o amanhã promete ser mais do mesmo.

Esse tipo de dia ruim.

Com certeza, você teve um recentemente. E, se você fosse lembrar dessas coisas, certamente veria que teve mais dias ruins no ano passado do que em qualquer outro ano. Então, você entende o que estou falando? Você se lembra desse tipo de dia? Lembra-se de como se sentiu?

Agora dê um passo adiante e considere o seguinte: como você lidou com esse dia muito ruim? Você tentou “enganar” a si mesmo para sair dele? Tentou “se convencer” para se livrar dele? Tentou se “divertir” para sair dele? Como você passou desse dia muito ruim para o próximo?

Obviamente, há opções mais saudáveis do que outras para fazer isso. Mas em meio a todos esses mecanismos de enfrentamento, independentemente de quais sejam, talvez haja também uma oportunidade em algum lugar. Uma oportunidade espiritual.

É isso que quero dizer:

Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” (1 Pedro 5:6,7).

A ordem aqui é com relação à humildade, mas essa é uma tarefa complicada, não é? É complicado porque aqueles que são verdadeiramente humildes não necessariamente se reconhecem como tal. Na verdade, no momento em que você começa a reconhecer sua própria humildade, você começa a se desviar para um tipo insidioso de orgulho – você se orgulha de ser humilde.

É instrutivo, então, lembrar que a ordem aqui é “humilhar-se” em vez de “ser humilde”. Pode ser que eu esteja sendo repetitivo, mas a linguagem parece indicar que há ações específicas que todos nós podemos tomar que são humildes por natureza. Portanto, podemos optar por fazer essas coisas – nos humilhar – e, ao fazer isso, realmente nos movermos em direção a um estado de humildade.

Isso nos leva ao assunto de nossos dias muito ruins. O que isso tem a ver com a ideia de humildade? É porque seu dia muito ruim é uma oportunidade de buscar a humildade. Oportunidade para nos humilharmos. Considere como um dia muito ruim é humilhante.

Em um dia muito ruim:

– Somos forçados a admitir que não sabíamos o que iria acontecer.

– Somos forçados a admitir que temos dificuldade em lidar com nossas emoções.

– Somos forçados a admitir que somos, na maioria das vezes, vítimas de nossas circunstâncias.

– Somos forçados a admitir que precisamos de ajuda.

Mas isso também é uma oportunidade que temos diante de nós, nesses dias muito ruins. Em meio à tentativa de lidar com tudo o que lhe aconteceu em um período de 24 horas, tome essas 24 horas como um lembrete de sua própria fragilidade e necessidade. Reconheça isso livremente, sabendo que o Senhor é gracioso e misericordioso. Abrace a fraqueza que está sempre presente e que um dia muito ruim traz à tona. Humilhe-se e confie Naquele diante de quem você se humilha:

Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações.
O Senhor está pertodos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.
Salmo 34:17-18