“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” 2 Timóteo 3:16-17
A Palavra de Deus nunca esteve tão acessível. Isso não quer dizer que não existam culturas e idiomas que não tenham acesso à Bíblia; certamente existem, e deveríamos estar trabalhando para mudar isso. O que quero dizer, no entanto, é que a maioria de nós não só tem um exemplar da Bíblia em casa (ou vários), como também tem um em seu bolso que pode ser consultado a qualquer momento.
Mas talvez com a acessibilidade da Palavra de Deus venha uma negligência em relação à Palavra de Deus.
Afinal de contas, se você nunca teve que bombear sua própria água, provavelmente não apreciará a maravilha de abrir uma torneira e ver a água sair. Infelizmente, e apesar da facilidade que temos, pelo menos na América do Norte, de ler a Bíblia, não o fazemos. Mas deveríamos.
E não apenas deveríamos ler a Palavra de Deus, mas talvez devêssemos lê-la logo pela manhã. Agora, para ser claro, não há (pelo menos que eu consiga encontrar) uma ordem bíblica para ler a Bíblia de manhã cedo. E pode muito bem haver circunstâncias da vida que impeçam uma pessoa de fazer isso. Apesar disso, certamente há exemplos nas Escrituras que apontam a leitura da Bíblia pela manhã como uma prática boa e sábia:
– “Satisfaça-nos pela manhã com teu amor leal,
e todos os nossos dias cantaremos felizes.” (Salmo 90:14).
– “Faz-me ouvir do teu amor leal pela manhã,
pois em ti confio.
Mostra-me o caminho que devo seguir,
pois a ti elevo a minha alma” (Salmo 143:8).
– “De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando.” (Marcos 1:35).
Em um mundo perfeito, então, todos nós reservaríamos um tempo logo pela manhã para passar um tempo na Palavra de Deus, meditando e orando sobre o que encontramos nela. Mas isso é duro. É difícil. E requer muita disciplina e esforço para fazer isso. E por que valeria a pena?
Gostaria de sugerir três motivos:
PARA REORIENTAR NOSSO PENSAMENTO.
Paulo nos lembrou de que não devemos nos conformar com o padrão do mundo. Em vez disso, devemos:
“…ser transformados pela renovação de nossa mente”. (Romanos 12:2).
Em outras palavras, não devemos pensar sobre as coisas da mesma forma que o mundo pensa sobre elas. Devemos ter uma visão diferente não apenas de Deus, mas de nossas circunstâncias, nossas famílias, nosso trabalho, nossa provisão – tudo. Os cristãos devem pensar de forma diferente. Esse é o trabalho do discipulado – não se trata apenas de saber o que pensar sobre essa ou aquela questão, mas de saber como pensar sobre toda a vida.
Mergulhar na Bíblia logo pela manhã orienta nosso pensamento desde o início do dia. Isso nos ajuda a abordar todos os vários desafios, alegrias, tarefas e tudo o mais com a orientação correta. Essa reorientação não é algo que acontece uma única vez, mas sim todos os dias. Ou pelo menos deveria.
PARA SE PREPARAR PARA A BATALHA.
Se você é um cristão, então estará em uma luta hoje. É uma luta pela esperança. Por alegria. Pelo contentamento. Pela santidade. E grande parte dessa batalha acontecerá na nossa mente. Todos os dias, podemos escolher se reconhecemos a luta que virá ou se permitimos que ela venha sobre nós sem saber.
Quando decidimos ler a Bíblia logo pela manhã, estamos fazendo mais do que apenas ler alguns versículos; estamos reconhecendo a realidade da batalha mental que inevitavelmente travaremos. E estamos nos preparando com a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus, para que possamos de fato estar prontos para quando essa luta mental chegar. Armados com a verdade de Deus, podemos combater pensamentos de orgulho, ganância, desespero, solidão e tudo o mais.
PARA DEMONSTRAR NOSSAS PRIORIDADES.
Sabemos, é claro, que a leitura da Bíblia deve ser uma de nossas principais prioridades como cristãos. Ela é a Palavra de Deus que nos foi dada e, nela, temos a revelação de Deus sobre Si mesmo e, consequentemente, o conhecimento do que é o mundo e quem somos nós nele. A Palavra de Deus é o nosso tesouro:
Mas uma coisa é dizer isso; outra coisa é realmente significar isso. E uma das maneiras de demonstrarmos a prioridade da Palavra de Deus é reservando tempo para ela.
Não se trata de um livro qualquer que temos, amigos. Esse é o livro de Deus. Sua Palavra. Suas promessas para nós.
Uma das maneiras de demonstrarmos nossa crença na natureza da Palavra de Deus é lendo-a fielmente e fazendo isso como a primeira coisa a fazer todos os dias.