“ Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Romanos 12:2
Ambição egoísta. Ganância. Violência. A devassidão. Idolatria.
Essas são palavras muito fortes, ou “males”, como costumam ser chamadas nas Escrituras. No entanto, elas poderiam facilmente descrever grande parte da cultura moderna.
É óbvio que as coisas não mudam porque Deus descreveu a antiga nação da Babilônia nesses mesmos termos para o profeta Habacuque.
Ambição egoísta (Habacuque 2:4-5): Uma sociedade tão focada na riqueza e no status que acaba se corrompendo e os relacionamentos desmoronam. De influenciadores de mídia social a executivos de alto escalão, a busca do “sonho americano” de riqueza e sucesso tem levado muitas pessoas a pegar atalhos e até mesmo a sacrificar outros em sua escalada ao topo.
Cobiça (Habacuque 2: 9-11): A Bíblia usa a palavra cobiça para descrever um nível de inveja e ciúme tão grande que leva ao ressentimento em relação aos outros. Deus levou o pecado da cobiça tão a sério que ele foi incluído nos Dez Mandamentos.
Violência (Habacuque 2: 12-14): A Babilônia era uma das nações mais violentas e poderosas da época. Nosso país, assim como o resto do mundo, certamente não tem escassez de violência.
Devassidão (Habacuque 2: 15-17): A devassidão não é uma palavra comum hoje em dia. Refere-se a uma indulgência excessiva com o prazer. Para a Babilônia, era a embriaguez. Hoje, ela poderia descrever nossa cultura de liberdade sexual, vícios em drogas ou a crise de opioides que está prejudicando grande parte da nação.
Idolatria (Habacuque 2: 18-20): Na época da Babilônia, isso geralmente se traduzia em um ídolo físico feito de metal precioso, joias ou madeira que era adorado como um deus. No entanto, na cultura moderna de hoje, a idolatria se refere a qualquer coisa que colocamos acima de Deus. Pode ser um relacionamento, uma carreira, finanças, um hobby – você pode preencher o espaço em branco ___________________________.
Deus poderia estar falando sobre os babilônios nessa conversa com Habacuque, mas isso poderia facilmente descrever a sociedade atual. Peça a Deus para identificar quais são os “males modernos” que podem estar aparecendo em sua vida. Com a ajuda de Deus, você pode tratar até mesmo a menor raiz desses pecados antes que eles se transformem em problemas cada vez maiores. Depois, siga o conselho de Paulo de não se conformar com “o padrão do mundo” (Romanos 12:2). Em vez disso, peça ao Senhor que o transforme por meio de Sua palavra.
Você ficará feliz por ter feito isso!