INCONDICIONAL: O AMOR DE CRISTO – PARTE DOIS

5 de Agosto de 2024

Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”
2 Coríntios 5:17

Jesus oferece liberdade no perdão.

O autor Stephen Chbosky escreve no livro que virou filme, The Perks of Being a Wallflower (As Vantagens de Ser uma Flor de Parede),

“Aceitamos o amor que achamos que merecemos.”

Em outras palavras, a maneira como nos vemos (nossa identidade, valor e autoestima) tem um grande impacto sobre a forma como nos envolvemos na vida. É por isso que pode ser tão difícil abandonar completamente nossos pecados passados, arrependimentos ou até mesmo o mal que os outros nos fizeram. É muito mais fácil nos apegarmos à nossa dor e bagagem, aceitando os rótulos dados por nós mesmos e pelos outros.

Vamos voltar à história de Oséias e sua esposa, contada ontem (leia a história completa no livro do Antigo Testamento, Oséias).

Eu me pergunto se a esposa de Oseias voltou para sua antiga vida de imoralidade sexual porque não foi capaz de abraçar totalmente o amor, a aceitação e o perdão de Oseias? Será que ela ainda carregava o peso do pecado e da vergonha de sua vida imoral anterior, em vez de andar na nova identidade que Oséias estava lhe oferecendo como sua noiva?

Você já fez isso? Não importa o quanto se esforce, você simplesmente não consegue se livrar da mentira de que não é digno de ________________________________________ (preencha o espaço em branco).

Por quê?

  • Talvez você tenha feito uma besteira no passado e esteja deixando que a culpa e a vergonha o impeçam de seguir em frente.
  • Talvez você tenha ouvido esse rótulo ou declaração sobre você com tanta frequência que é difícil acreditar que algo diferente seja possível.
  • Talvez você tenha tido uma porta após a outra batida em sua cara e tenha internalizado essa rejeição, acreditando que realmente deve haver algo errado com você.

Felizmente, não há pecado, vergonha ou mentira em que tenhamos acreditado que seja grande demais para ser redimido pelo perdão de Jesus. Jesus nos aceita como somos, onde estamos – quando nos achegamos a Ele com um coração arrependido e um espírito rendido.

2 Coríntios 5:17 fala de nos tornarmos uma nova criação, “…o velho se foi, o novo chegou“.

O nosso pecado e a nossa vergonha se foram.

Foram-se as mentiras em que acreditávamos e foi-se a antiga identidade que carregávamos.

O novo já chegou! Louvado seja o Senhor!

Se você estiver se apegando ao passado, deixe-o aos pés da cruz. Dirija-se a Deus em oração e peça perdão pelo seu passado, reconheça sua necessidade de que Cristo assuma o controle e agradeça a Ele por já ter cuidado daquele pecado e daquela vergonha na cruz.

Faça de hoje o dia em que você finalmente entrará na liberdade completa que o perdão de Deus oferece.