“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.”
Efésios 4:15-16
Nesse versículo, Paulo nos incentiva a crescer à semelhança de Cristo.
Como isso acontece? Aqui estão quatro maneiras de crescermos em maturidade para nos tornarmos mais semelhantes a Cristo:
FALE A VERDADE EM AMOR
Falar em amor sem falar a verdade é uma decisão de se afastar da verdade. É uma recusa flagrante de falar a verdade. Ao mesmo tempo, falar a verdade sem amor é uma decisão de falar de tal forma que a verdade não possa ser ouvida. 1 Coríntios 13:1 diz: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.” Se você tem uma verdade importante, mas se recusa a falar em amor, está se recusando a falar de uma forma que possa ser ouvido. Uma marca da maturidade cristã é falar a verdade em amor.
CRESCER EM TODOS OS SENTIDOS
Uma marca da maturidade cristã significa crescer em semelhança a Cristo. Isso não significa que fazemos tudo certo. Em vez disso, parece alguém que diz: “Pela graça de Deus, não sou o que costumava ser e, pela graça de Deus, não sou o que vou ser”. Nós nos esforçamos todos os dias para nos parecermos mais com Cristo! Resistimos ao impulso de concluir que somos “maduros o suficiente” ou que “chegamos lá”. Não. Isso só acontece quando chegar a eternidade. E até chegarmos lá, ainda temos espaço para crescer. Os seguidores mais maduros de Jesus têm o maior desejo de ser mais parecidos com Cristo.
OLHE PARA JESUS COMO A CABEÇA
A cabeça é a vida do corpo. O corpo não tem vida sem a cabeça. Uma marca da maturidade cristã é viver como se tudo fosse realmente sobre Jesus! Uma igreja que não exalta Jesus de todas as formas e não promove sua missão é uma igreja morta e sem vida. Para andarmos de maneira digna do chamado, devemos concentrar nossas vidas em Jesus como aquele que guia tudo em nossa vida. É Ele quem nos chama e nos capacita com o poder de Sua palavra. É Ele quem mantém tudo unido e nos sustenta para vivermos para a Sua glória.
ESTAR ENGAJADO NA MISSÃO DE DEUS
Não há maior alegria a ser encontrada nesta vida do que viver como um seguidor de Jesus Cristo que foi equipado e capacitado para viver a missão e usar o que Deus nos deu para Sua glória. Os crentes maduros doam, servem, compartilham e vivem enviados em prol da edificação do corpo e do compartilhamento das boas novas que receberam em Jesus Cristo, nosso Senhor.
Paul David Tripp descreve essa realidade de uma forma bela quando nos lembra:
“Sua vida é muito maior do que ter um bom emprego, um cônjuge compreensivo e filhos não delinquentes. Ela é maior do que belos jardins, boas férias e roupas da moda. Na realidade, você faz parte de algo imenso, algo que começou antes de você nascer e continuará depois que você morrer. Deus está resgatando a humanidade caída, transportando-a para o Seu reino e transformando-a progressivamente à Sua semelhança, e Ele quer que você faça parte disso.”
Então, e quanto a você? Com base nessas quatro maneiras, você está crescendo em Cristo?