“…O orgulho vem antes da destruição, o espírito altivo antes da queda. Melhor é ter espírito humilde entre os oprimidos do que partilhar despojos com os orgulhosos.”
Provérbios 16:18-19
A arrogância é o oposto da humildade.
Humildade significa ter uma visão modesta da própria importância.
Mas quando alguém tem uma opinião exagerada sobre si mesmo, geralmente age de forma autoritária, o que é chamado de arrogância, que é sempre uma qualidade pouco atraente.
Você sabia que para cada 100 pessoas bem-sucedidas, há talvez uma que consegue lidar com o grande sucesso e manter a cabeça saudável? A tentação de ceder à arrogância orgulhosa é enorme.
Arrogância e orgulho são a mesma coisa! Então, como as pessoas abençoadas pelo sucesso podem evitar o orgulho?
Gratidão: Lembre-se de que todas as coisas boas vêm de Deus: isso inclui seus talentos, habilidades e oportunidades.
Humildade: Não existe realmente um homem que se fez sozinho. Toda pessoa bem-sucedida teve alguma ajuda ao longo do caminho. É importante lembrar-se da jornada.
Autoconhecimento: As pessoas com os maiores problemas de orgulho geralmente não reconhecem que têm um problema. É uma incapacidade de fazer uma autorreflexão e identificar suas áreas de crescimento ou fraqueza; essa atitude pode prejudicar o crescimento pessoal.
Buscar ser semelhante a Cristo: Somos mais parecidos com o Diabo quando estamos cheios de orgulho arrogante. Somos mais parecidos com Jesus quando estamos cumprindo a vontade de Deus para a glória de Deus.
Se estiver lutando contra o orgulho arrogante, peça perdão a Deus. Peça a Ele que o ajude a deixar o orgulho para trás e a aprender a andar com gratidão e humildade e a se tornar mais autoconsciente ao buscar uma vida de caminhada com Cristo.
Isso pode não acontecer da noite para o dia, e certamente nem sempre será um caminho fácil, mas você será uma pessoa melhor por causa disso. E quando o mundo ao seu redor começar a perceber, você terá uma ótima plataforma para apontar para o seu relacionamento com Jesus.
Não há momento melhor do que o presente para começar.
Você está pronto?
Escrito por Bryant Wright, fundador, Direto do Coração
QUER APROFUNDAR MAIS?
Leia “The Danger of Spiritual Pride” (O perigo do orgulho espiritual), por Jonathan Munson