“Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos.” – Zacarias 4:6
Quando era criança, joguei muito beisebol no quintal com meu pai e meu irmão mais velho. Só havia um problema: eu não era tão bom. Por que eu tinha apenas 4 ou 5 anos, eu tinha problemas para acertar a bola. Eu rebatia e errava mais vezes do que acertava, não importava o quanto eu tentasse.
Lembro-me de bater o taco no chão e gritar de frustração: “Não consigo fazer isso!”
Sabe o que meu pai fazia? Ele vinha e ficava atrás de mim, envolvia os braços em volta dos meus e segurava o taco com firmeza. Com a ajuda dele, batíamos na bola juntos. Eu não apenas tocava a bola; eu a arremessava!
Agora que sou um adulto de meia-idade enfrentando inúmeras responsabilidades e desafios exigentes, o que está em jogo é muito maior do que uma partida de beisebol no quintal. No entanto, ao relembrar daquelas tardes de verão, reconheço que elas me ensinaram uma lição duradoura sobre o Espírito Santo. Permita-me explicar refletindo sobre Zacarias 4.
Zorobabel, o governador de Judá na época, foi encarregado de liderar o enorme esforço de reconstrução do templo. Alguns anos após o início do projeto, o progresso havia estagnado. Os israelitas enfrentaram um julgamento após o outro. Eles estavam fisicamente esgotados e espiritualmente desencorajados. Confrontado com a magnitude esmagadora da tarefa, Zorobabel esgotou suas capacidades de liderança. Ele estava pensando em desistir.
Entra em cena Zacarias. Suas palavras a Zorobabel são uma fonte refrescante de encorajamento. Ele não apenas estava assegurando a Zorobabel que a reconstrução seria feita, mas estava lhe dizendo como seria possível. Não por engenho humano, nem por pura força de vontade, mas pelo Espírito de Deus.
Assim como meu pai me permitiu acertar a bola durante todos aqueles anos, o Espírito iria capacitar Zorobabel a fazer algo que ele não poderia fazer em sua própria força..
Um Zorobabel exausto gritava: “Não posso!”
Zacarias o lembrou: “Mas Ele pode”.
Talvez sua alma precise do mesmo lembrete hoje.
Para aqueles de nós que são seguidores de Jesus, temos Seu Espírito residindo em nós 24 horas por dia, 7 dias por semana (Efésios 1:13,14). A vida cristã não deve ser de autoconfiança, mas de confiança no Espírito. Certamente possuímos habilidades, talentos, intelecto, recursos, experiência, etc. No entanto, eles não devem ser nosso principal modus operandi. Devemos ser cheios e guiados pelo Espírito (Efésios 5:18, Gálatas 5:25). Conforme vivemos nossas rotinas diárias, devemos escolher uma postura perpétua de dependência do Espírito de Deus.
Hoje, quando você se deparar com as limitações de suas habilidades naturais, seja em uma situação grande ou pequena, confesse sua necessidade de que Seu Espírito faça o que você não pode. Em outras palavras, permita com que ele rebata o bastão. Ele irá capacitá-lo a fazer o que você não poderia por conta própria.
Escrito por Jonathan Munson, Diretor Executivo, Direto do Coração