RUMO AOS MONTES DA SEGURANÇA

14 de Junho de 2024

In•se•gu•ran•ça- 1. incerteza ou ansiedade sobre si mesmo; falta de confiança

Recentemente, experimentei alguns surtos de insegurança. Eu costumo manter isso sob controle, mas assumi uma posição de liderança no trabalho e isso despertou uma sensação incômoda de dúvida. Como uma playlist que repete, há uma vozinha que sussurra: “Você não tem o que é preciso.”

 Não ajuda o fato de que eu já me sinta como se estivesse usando sapatos que são muito grandes para meus pés, ou seja, ocupando uma posição que é maior do que minha capacidade.

Talvez você tenha se sentido da mesma maneira.

Talvez você se sinta inseguro como pai, estudante ou em sua profissão.

Ou talvez seja esta época específica da vida que faz com que você se sinta um pouco apreensivo.

Combine sua insegurança com tudo o que está acontecendo em nosso mundo e aí você tem a fórmula perfeita para sacudir sua alma:

Desafios pessoais + insegurança + eventos mundiais = uma alma abalada

Para onde corremos quando a insegurança se levanta com sua cabeça feia em nossos corações?

A Bíblia nos encoraja a ir em direção aos montes.

O Salmo 125 foi escrito para ajudar a preparar o coração das pessoas para a adoração enquanto caminhavam em direção ao templo em Jerusalém. Os montes majestosos que cercam a cidade serviam como um lembrete visível da presença do Senhor ao redor de Seu povo. A cada passo, os adoradores se aproximavam cada vez mais da verdadeira Fonte de sua segurança – a presença do Senhor.

Como nunca tivemos a oportunidade de “viajar para Jerusalém” para adoração, isso pode parecer um pouco abstrato aos nossos ouvidos modernos. Mas, perceba que, como crentes, NÓS somos Seu templo; Sua presença reside em nós através do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19). Então, por causa de Jesus, não precisamos fazer uma peregrinação para experimentar Sua presença.

No entanto, isso não é apenas linguagem poética; esta é uma realidade magnífica para todos aqueles que “confiam no Senhor” (v. 1). O salmista quer que nos agarremos a essa verdade quando a insegurança atacar.

E quando é que a insegurança nos ataca? Quando momentaneamente deixamos de confiar no Senhor. É quando dizemos a nós mesmos que Ele não fornecerá mais a força necessária para as tarefas em nossas mãos. A mentira da insegurança é que o Senhor nos abandonou e agora estamos sozinhos. Essencialmente, a insegurança tenta esconder nossa visão dos “montes” de Sua presença.

Dar a nós mesmos uma conversa motivacional não é a maneira de lutar contra a insegurança.

Aqui está o porquê: nossa segurança não está em nós mesmos, ela só existe Nele.

Assim como os adoradores israelitas, devemos intencionalmente nos mover em direção à presença do Senhor. Isso pode acontecer de várias maneiras – oração, leitura das Escrituras, ouvir música de adoração, uma conversa honesta com um amigo cristão, etc. Cada um deles é um meio de diminuir o volume da insegurança e aumentar o volume da voz do Senhor. Funcionou para mim e acredito que funcionará para você.

Reserve alguns minutos para escalar montanhas. Sintonize-se com a realidade da provisão e proteção do Senhor. E lembre-se… Somente Ele é a fonte de nossa segurança.

Escrito por Jonathan Munson, Diretor Executivo, Direto do Coração

Live it out

“Como os montes cercam Jerusalém, assim o Senhor protege o seu povo, desde agora e para sempre.” Salmo 125:2