UM PROBLEMA PARA DIZER NÃO

13 de Junho de 2024

“Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a dizer não à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente…” Tito 2:11-12

Você tem algum problema em dizer “não”?

Você não está sozinho. Na verdade, muitos de nós têm dificuldade em recusar quando alguém pede o nosso tempo. Dizer “sim” com muita frequência nos leva a ficar estressados e esgotados.

Mas você já considerou a disciplina espiritual de dizer “não”?

Resistir à atração da tentação é ainda mais difícil do que resistir à atração pelo comprometimento excessivo.

A boa notícia é que a graça de Deus nos equipa com a capacidade de dizer “não” quando mais importa.

A graça de Deus, Seu favor imerecido em Cristo, deve ter um impacto direto em nossas escolhas e comportamentos diários. A graça deve nos ensinar, não apenas nos surpreender. Em outras palavras, a graça deve nos instruir sobre como viver. Momento após momento devemos aprender sobre o poder transformador da graça.

Talvez nada seja um testemunho maior da realidade da graça de Jesus do que resistir à tentação e viver de maneira diferente da cultura que nos rodeia. Inúmeras tentações nos assaltam, interna e externamente, especialmente no século XXI pós-moderno.

Sejamos honestos. Uma coisa é saber que um certo comportamento é errado, porém é muito mais desafiador dizer “não” a esse mesmo comportamento e se afastar dele.

No entanto, a cada tentação que enfrentamos nos é apresenta esta escolha:

Vamos ceder a sedutoras “paixões mundanas”, efetivamente dizendo “não” a Jesus? Ou diremos “sim” à obediência a Jesus, efetivamente dizendo “não” à sedução do mundo?

Este cenário acontece várias vezes ao dia em todos os tipos de situações práticas, cada uma nos dando a oportunidade de demonstrar o efeito transformador da graça.

Isso é mais fácil dizer do que fazer?Pode apostar que sim.

É importante notar, no entanto, que a luta contra a tentação não é vencida por pura força de vontade. Caso contrário, estamos fadados ao fracasso como alguém que está fazendo dieta e tentando resistir ao suculento bolo de chocolate no balcão da cozinha.

Em primeiro lugar, dizer “não” é uma resposta à graça. É por isso que Paulo nos lembra que em Jesus “a graça se manifestou” (v.11). Jesus é literalmente a personificação da graça. Se nossa única resposta à Sua graça é um indiferente “obrigado”, então talvez não entendamos realmente o que recebemos. Somos os destinatários de uma graça tão inacreditavelmente surpreendente que deve nos motivar a entregar todos os aspectos de nossas vidas a Ele, incluindo nossas escolhas diárias.

Além disso, a mesma graça que nos salva, também nos permite dizer “não” mudando-nos gradualmente de dentro para fora, transformando nossos desejos para estarmos mais alinhados com os Seus.

Se você tem um problema em dizer “não” (e imagino que tenha), por que não passar alguns momentos tendo uma conversa honesta com Jesus?

Então, resolva andar em humilde obediência, dizendo “sim” a Ele e “não” à atração da tentação.