NOSSO PASTOR PROTETOR

10 de Junho de 2022

“Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.” Salmo 23:4

A próxima imagem que encontramos no Salmo 23 é a imagem de uma vara e um cajado. Esta imagem comunica que nosso Deus é um Deus de presença e proteção. Esta imagem do vale da sombra da morte evoca em nós pensamentos ou experiências de perigo, dificuldade, mágoa, até mesmo a própria morte. Esta é uma experiência humana universal – todos caminham por vales da sombra da morte.

Sob a liderança de nosso Senhor, o Pastor, não temeremos mal algum. Mas esse destemor é efeito de uma “causa”. A inclinação natural de nossos corações é para o medo, não para o destemor. O medo pode surgir a qualquer momento, mas a capacidade de não temer deve ser produzida a partir de uma “causa”, algo maior que o medo.

Então, qual é essa causa?

Todos nós tendemos a ter medo quando caminhamos por vales e começamos a enfrentar nossa mortalidade. Talvez tenhamos passado por câncer, doenças, enfermidades e tenhamos medo em nossos corações. Talvez tenhamos passado por turbulências e conflitos familiares – relacionamentos abusivos, filhos rebeldes, cônjuges infiéis – vales da sombra da morte relacional, e tivemos medo. O COVID-19 produziu muito medo em muitos de nós. Talvez tenhamos medo de perder nossos empregos, familiares, saúde e até a própria vida.

Esta é a causa:

Mas Davi diz que mesmo que ele ande por aqueles vales, não temerá mal algum, pois o pastor está com ele. Nós, como as ovelhas, encontramos coragem na presença do Pastor, especificamente por Sua presença que nos protege com a vara e o cajado.

A imagem da vara de um pastor (uma clava de madeira usada para combater os animais) e seu cajado, uma vara em forma de gancho (usada para cutucar) retrata a proteção e orientação de Deus. As ovelhas eram animais indefesos. Elas dependiam inteiramente do pastor para tudo. Muitas vezes, um pastor levava as ovelhas à noite para uma alcova em uma rocha, ou para uma caverna, e o próprio pastor se deitava na entrada da caverna para fornecer uma linha de defesa para as ovelhas. À medida que os predadores viessem, o pastor se levantava, vara e cajado na mão, e afastava os predadores que buscavam tirar a vida das ovelhas.

Nossas mentes deste lado da cruz não podem deixar de pensar em nosso Senhor Jesus. Emanuel, a expressão máxima de Deus conosco, que como nosso Bom Pastor, não perdeu nem perderá nenhuma de Suas ovelhas, mas deu Sua vida para a proteção delas – proteção contra o pecado, a morte e a sepultura.

Você está com medo hoje? Existem inimigos que procuram roubar-lhe a vida e a alegria? Confie no Pastor protetor que guardará sua alma do fracasso. Ele está com você nas montanhas mais altas e nos vales mais escuros.