Devocional Diário

Uma tarde Davi levantou-se da cama e foi passear pelo terraço do palácio. Do terraço viu uma mulher muito bonita tomando banho... Davi mandou que a trouxessem, e se deitou com ela, que havia acabado de se purificar da impureza da sua menstruação. Depois, voltou para casa. 2 Samuel 11:2, 4

Mas Necessita-se de Dois Para Dançar Tango, Certo?

Todo o fiasco começou com Davi e Bate-Seba cometendo um ato de adultério. Então veio um efeito dominó que envolve fraude, assassinato, mentira e encobrimento. No entanto, apesar das consequências terríveis do ato consensual, a perspectiva da Bíblia parece só condenar Davi. E Bate-Seba?

Ela era uma mulher bonita, e isso é um grande poder. Não se iluda: Bate-Seba estava ciente de seu poder quando ela tomou banho lá fora a luz da lua; ela sabia que o rei estava na cidade e seu marido estava fora.

Mas aqui está o que é tão relevante hoje. A Bíblia coloca a responsabilidade deste pecado em Davi, o que é consistente com as nossas leis atuais sobre o assédio sexual. A pessoa em posição de autoridade é o responsável pelo ato. Davi era o homem no poder. Ele era o rei, e ele tinha responsabilidade maior por esse pecado, não importa quão cooperativa Bate-Seba poderia ter sido.

São necessários dois para dançar o tango, mas o que está no poder é sempre o mais responsável. Se você é a pessoa que detém o poder, tenha certeza de não abusar dela cedendo à tentação.

 

Imprimir