Evangelho do dia

Quem trabalha a sua terra terá fartura de alimento, mas quem vai atrás de fantasias não tem juízo.  Provérbios 12:11

 

Sabedoria Financeira

Odinheiro pode, de fato, resolver um monte de problemas. Há muitas coisas boas que podem ser feitas com reais[1]. Mas há também terríveis tragédias humanas que esperam por aqueles que acreditam que o dinheiro vai resolver a maioria dos seus problemas.

Uma das razões pelas quais eu não apoio a legalização e o incentivo à jogos de azar, seja ele na loteria ou casinos é porque eles apelam para a idéia de que podemos ficar ricos sem fazer nada. Sei que para muitos, o jogo é uma forma de entretenimento. No entanto, muitas vezes as pessoas que têm menos são os que compram essa ideia. Machuca o meu coração quando eu vejo um indivíduo pobre parado ali na loja de conveniência, comprando todos os bilhetes de loteria, às vezes com crianças pequenas descansando nos braços dele(a). Eu tremo quando penso no quanto do escasso salário dele(a) vai para o “cano da esperança” que ele(a) irá encontrar riqueza instantânea. Este tipo de pensamento simplesmente não faz sentido. É um sinal de falta de entendimento da pessoa. E, infelizmente, o Estado incentiva essa prática. E pior ainda, no meu estado, a loteria é uma forma doente de tirar dinheiro dos pobres para pagar pela educação superior de crianças ricas. Quão injusto isso pode ser?

Nós não só precisamos aprender a gastar dinheiro com sabedoria; precisamos ter certeza de que entendemos como buscar o dinheiro de uma maneira que faz sentido. Jogar na loteria não é uma dessas formas.

 

[1] NT: dólares.

Imprimir